Alterações na Rua da Cidadania geram discussões
Nesta semana, a Prefeitura de Irati está fazendo algumas adequações na Rua da Cidadania que esclareceu que os ajustes não mudarão o objetivo de sua criação: a promoção de eventos culturais e artísticos no local.
Dentre as mudanças, está sendo realizada uma nova sinalização, guia rebaixada e haverá uma via de passagem para veículos pequenos, com espaço para estacionamento. Estas alterações estão ocorrendo por exigência da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), de que carros fortes devem possuir espaço específico de parada (no local existe o Banco Sicoob). Além disso, houve o pedido da Associação Comercial e Industrial de Irati (Aciai), com aprovação por unanimidade da Comissão Municipal de Trânsito.
A Prefeitura de Irati destacou em comunicado que os eventos culturais e similares continuarão acontecendo na rua da cidadania, a exemplo das festividades do Natal, festa junina das escolas municipais e outros.
Protesto
As alterações geraram um protesto na Câmara Municipal de Irati. O protesto foi organizado através das redes sociais. Os manifestantes protestavam contra as mudanças na Rua da Cidadania.
O presidente da Câmara, Hélio de Mello, disse em seu pronunciamento que a Casa não foi consultada e nem comunicada.
“Eu soube através das redes sociais, porém, esta é uma prerrogativa do Executivo, que não precisa de aval desta Casa para execução de tais mudanças”, destacou Mello elogiando a postura dos manifestantes na Casa do Povo, mas ressaltou: “espero que a manifestação seja feito junto ao Executivo, a quem compete à execução da obra”.
Da Redação/Hoje Centro Sul
Foto 1, 2: Assessoria PMI
Foto 3: Assessoria CMI

