Irati recebe o 7º Encontro Regional de Haicai

Por Redação 3 min de leitura

Na última sexta-feira (03), o município de Irati foi sede do 7º Encontro Regional do Haicai, que aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM). O evento reuniu alunos, professores das escolas do município, comunidade, membros do Grêmio local e também do mais novo Grêmio do Brasil, o Sakurá, de Toledo.

A abertura do evento teve a apresentação da Banda Marcial CAIC, composta por 36 alunos da Escola Municipal João Paulo II, com a regência do maestro Rondom Gustavo Mansani, do Projeto Música e Arte nas Escolas. O projeto é desenvolvido juntamente pelas secretarias de Educação, Cultura e Bem Estar Social.

O encontro contou com a participação do palestrante Sérgio Francisco Pichorim, que pela quarta vez marcou presença em Irati. Ele é de São José dos Pinhais, engenheiro eletricista, doutor em Ciências e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP). Há 20 anos, em paralelo às atividades profissionais, Pichorim estuda e escreve haicai, motivado por uma maior aproximação do ser humano com a natureza e a arte. Tem trabalhos premiados em concursos nacionais e internacionais, com diversos livros publicados.

Em sua palestra, ele abordou entre outros aspectos o tema “Fundamentos do Haicai”. A palestra deu destaque às poesias de diversos autores, entre eles os paranaenses Paulo Leminski e poetisa Helena Kolody do Sul do estado, sendo a primeira mulher a escrever haicai, nos idos de 1946. A palestra foi acompanhada com grande interesse por um público de aproximadamente 70 participantes.

Ligando a teoria à prática, foi realizada oficina com produções de haicais pelos participantes, com apresentações dos poemas e análise das produções. A segunda parte do encontro foi o concurso denominado Grande Desafio, com o sorteio dos temas: “Pardal e Inverno” e “Sol de Inverno”, com opção dos participantes por um dos temas, para a composição dos haicais.

A premiação foi conferida aos sete primeiros colocados nas categorias juvenil e adulto. A premiação foi em medalhas e certificados, doados pela Academia de Letras, Artes e Ciências de Irati. Já os livros foram presentes do palestrante e do Grêmio.

A comissão julgadora do concurso foi composta por integrantes do Grêmio local, pelo palestrante e por Lucrécia Welter da Academia de Letras e do Grêmio de Toledo. As apresentações artísticas foram feitas pelos alunos do Instituto Federal do Paraná, Campus de Irati, com números de violino e cantos. A decoração do espaço foi feita pela professora Patrícia Tiuman.

Livro

No encerramento do encontro, deu-se o lançamento do livro Arrebol de Inverno, terceira edição no gênero, que contempla homenagem ao professor José Maria Orreda, in memoriam. Como chefe do Núcleo Regional de Irati, entre 1996 a 1999, ele oportunizou a vinda e a prática da poesia haicai na rede de ensino de Irati e região, rendendo aos alunos e professores grande destaque no cenário nacional e mundial, com a publicação dos poemas em antologias em Tokyo, no Japão.

O livro também registra mais de 60 haicais, poesias classificadas no Concurso Brasileiro de São Paulo e São Vicente do ano passado, sendo de alunos e professores, além dos poemas produzidos pelas integrantes do Grêmio, nas reuniões mensais ao longo do ano. A obra ainda contempla a história de 12 anos de trabalho