Você conhece os candidatos a governador do Paraná e a presidente da República?
Com a realização das últimas convenções partidárias no fim de semana, o cenário para a disputa eleitoral em outubro está praticamente definido. O Paraná deverá ter dez candidatos a governador. Já no cenário nacional, deverão ser 13 candidatos à presidência.
Os partidos tinham até o domingo (05) para realizar as convenções partidárias e definir os candidatos. Além disso, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que os partidos precisavam oficializar as chapas até segunda-feira (06).
No entanto, os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas. Por isso, o número total de candidatos ainda é não é confirmado. Outro ponto é que todos os pedidos de registros de candidaturas serão julgados até o dia 17 de setembro. Nesse meio tempo, candidatos aprovados nas convenções poderão fazer propaganda, mesmo a candidatura ainda não tendo sido aprovada. A propaganda eleitoral inicia no dia 16 de agosto.
Paraná
No Paraná, o cenário de indefinição persistiu até o último minuto. No final da manhã de sexta-feira (03), Osmar Dias (PDT) anunciou oficialmente, em um “Comunicado aos Paranaenses”, sua desistência da candidatura a governador. Já a atual governadora, Cida Borguetti (PP) teve sua candidatura aprovada em convenção partidária no sábado (04). Contudo, o candidato a vice-governador foi decidido apenas na segunda-feira (06). Coronel Sérgio Malucelli (PMN) foi anunciado como candidato à vice.
No fim de semana, João Arruda (MDB) também teve seu nome confirmado pelo MDB em uma reunião com deputados e a imprensa realizado no domingo (05), no Hotel Bourbon de Curitiba. A convenção do MDB ocorreu no dia 21, quando não foi definido se a sigla teria candidato próprio ou apoiaria Osmar Dias – decisão delegada à Executiva do MDB. A vereadora e presidente da Câmara de Vereadores de Ribeirão Claro, professora Eliana Cortez da Silva, deverá concorrer como vice-governadora na chapa de Arruda. E Roberto Requião buscará a reeleição para o Senado.
Também no domingo (05) à tarde, Ratinho Júnior (PSD) anunciou o ex-presidente do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac Paraná e coordenador do G7 – grupo empresarial do Estado – Darci Piana (PSD) como candidato a vice-governador de sua chapa. A informação foi oficializada durante uma coletiva de imprensa. A convenção partidária do PSD já havia ocorrido no dia 21.
Ainda no domingo (05), Priscila Ebara Guimarães (PCO) também foi anunciada como candidata a governadora. Hallyson Hilário Coutinho (PCO) será o vice na chapa.
Também devem concorrer ao governo do estado: Dr. Rosinha (PT), com Anaterra Viana (PT) como candidata a vice; Professor Jorge Bernardi (Rede), tendo como candidato a vice Juliano Murbach (PPL); Professor Piva (PSOL), com Fernanda Camargo (PSOL) como candidata a vice; Geonisio Marinho (PRTB), tendo como candidato a vice Eliceu Palmonari (PRTB); Professor Ivan Bernardo (PSTU) com Carminha Moreira (PSTU) como vice; e Ogier Buchi (PSL) como candidato a governador, sendo que o candidato a vice será Doutor Caxias Ribas (Patriota).
Nacional
O cenário nacional ainda é inserto. Uma das causas é a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que foi oficializada no domingo (05). O ex-presidente está preso em Curitiba e a sua candidatu

