Centro de Convivência do Fragatas é entregue para a comunidade

Por Redação 3 min de leitura

No sábado, além da inauguração do espaço, também aconteceu a 1ª Ação Comunitária “Arte, Movimento e Cidadania”, que ofereceu vários tipos de serviços para a população

No último sábado, dia 21, aconteceu a entrega do Centro de Convivência do Bairro Fragatas. O espaço foi uma reivindicação da própria comunidade à administração, que promoveu reformas e adequações em uma edificação que já havia no local.

A construção, de 60 metros quadrados, recebeu melhorias nas áreas interna e externa e conta com sala de eventos, sanitários e cozinha. Do lado de fora foram providenciadas calçadas e uma horta comunitária. Aproximadamente R$ 60 mil foram aplicados na transformação do espaço, com recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Poderão usufruir do novo local cerca de 120 famílias só do bairro Fragatas, além das dos bairros vizinhos.

A secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich, externou seu agradecimento a todos que se envolveram na conquista do Centro de Convivência, desde aquelas que reivindicaram o espaço. “Deixo hoje aqui minha gratidão por esta importante conquista e pelo prefeito abraçar a ideia de contemplar este bairro. Era uma reivindicação dos moradores, um desejo da comunidade que hoje está realizando com a proposta de fortalecimento de vínculos”, salientou Sybil.

A representante da Cohapar, Angelita Souza, comentou que o imóvel foi repassado ao município em forma de comodato. “É uma alegria muito grande ver que aquele prédio público, que estava abandonado há muitos anos, está hoje funcionando, oferecendo alternativas de uso para este bairro e isto se deve ao trabalho do prefeito e sua equipe”, destacou Angelita.

O prefeito Jorge Derbli enfatiza a importância de cuidar do novo espaço. “Faço um apelo a todos daqui para mantermos este local em condições de uso, para as mais diversas atividades como cursos, reuniões e outros eventos que venham para atender as famílias do bairro”, declarou o prefeito.

“Arte, Movimento e Cidadania”

Além da cerimônia de inauguração, simultaneamente o Centro de Convivência do Fragatas acolhia a 1ª Ação Comunitária “Arte, Movimento e Cidadania”. Através de parcerias, o evento ofereceu diversos serviços gratuitos à população, como emissão de documentos pessoais, orientação jurídica sobre direitos sociais, orientação sobre saúde com os profissionais da Secretaria de Saúde, apresentação das oficinas do serviço de convivência e fortalecimentos de vínculos da secretaria, corte de cabelo e manicure, Unidade Móvel de atendimento a mulheres com orientação pela equipe do Creas e Núcleo Maria da Penha. Foi montado um estúdio fotográfico no local para confecção de fotografias 3×4 para documentos.

Havia também pintura facial, camas elásticas, pipoca e algodão doce. A parte artística contou com dança de rua, teatro infantil e apresentação do grupo de capoeira Muzenza.

Fotos/Texto: Assessoria PMI