Produtores rurais de Irati recebem projeto de tratamento de esgoto

Por Redação 2 min de leitura

Sistema de esgoto doméstico está sendo instalado em nove propriedades como prática sustentável

O projeto da Secretaria de Agricultura de Irati na microbacia Três Rios nas comunidades de Volta Grande, Campina de Gonçalves Junior e Mato Queimado está trazendo resultados muito positivos aos produtores rurais. Este trabalho, que tem a finalidade de proteger os recursos naturais renováveis – principalmente a água e solo –, agora passa pelo processo de tratamento de esgoto doméstico na área rural. A ideia é que estes sistemas se tornem modelos para serem aplicados em mais propriedades no município.

A equipe da Secretaria de Agricultura comenta que nove sistemas estão sendo instalados nas três comunidades. O técnico agrícola, Abel Lopes, explica como este trabalho é realizado. “Basicamente, o primeiro passo é a dimensão do buraco onde serão colocados a lona e os materiais. O tamanho é de 2mx2m com 1 m de profundidade. Este sistema tem a capacidade de atender cinco pessoas da família”, comenta.

Alessandro Trybek, técnico que também faz parte do projeto, salienta que o sistema conta com uma tubulação de PVC que deve ser de 75 mm. “Esta tubulação vai receber o esgoto tratado, que vai passar pela areia (de preferência, grossa) e pedra brita número 2. E, para receber o fluente tratado, é necessário fazer furos com uma broca de 8 mm”, diz Trybek. Para finalizar, é preciso o plantio de copo de leite, que é a planta mais indicada para este tipo de sistema pela forma de cabeleira em sua raiz. Com este processo, há a remoção de 90% dos agentes contaminados da água.

Benefícios

Uma das famílias beneficiadas com o sistema de esgoto é a de Silvio Protexe. “Para nós, é muito importante porque está beneficiando a nossa propriedade, tirando as impurezas que não ficam expostas ao meio ambiente. A água sai tratada”, comemora.

O secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski, ressalta que as famílias beneficiadas com o projeto receberam os materiais gratuitamente. “Mas quem se interessar em fazer este sistema em sua casa, o custo total é de cerca de R$ 700 a R$1 mil. É só procurar a Agricultura que nossos técnicos darão toda a orientação e assistência necessária”.

Texto/Foto: Assessoria PMI