CrossFit: Conheça a modalidade que está se popularizando no país

Por Redação 3 min de leitura

Modalidade de exercícios físicos está conquistando cada vez mais adeptos com treinamentos intensos

O CrossFit é uma modalidade de atividades físicas que tem aparecido com muita intensidade nas mídias e nas grandes academias. A modalidade tem ganhado cada vez mais adeptos com a promessa de trazer, de forma rápida e eficaz,o emagrecimento e um corpo definido.

Eles levantam peso, pulam, saltam, fazem flexão de braço, agachamento e corrida. Muitas pessoas já se cansaram só de ler, mas para os apaixonados por exercícios físicos, essas atividades fazem apenas parte de mais um dia normal de aula.

O que é CrossFit?

O CrossFité um programa de treinamento e condicionamento físico de alto impacto e de alta intensidade, oferecendo uma grande variação de exercícios que promovem, resistência cardiovascular e muscular, aumento da força, potência, coordenação, melhora no equilíbrio, aumento considerável de agilidade e velocidade, definição muscular, ganho de massa muscular, redução de medidas e porcentagem de gordura corporal. Treino altamente indicado para atletas e também é considerado um treino completo para militares.

Giselle do Prado é professora de CrossFit e explica que a modalidade desafia o corpo do praticante. “O CrossFit é o que há de mais moderno em exercícios, porque são exercícios simples, a gente não têm muitos equipamentos, são pouquíssimos. Você usa o peso do teu próprio corpo para fazer, você se desafia, você precisa fazer aquilo cada vez mais rápido e da melhor maneira, da maneira mais correta possível, então é aí que está o desafio”, diz Giselle.

Ela conta que a modalidade é realizada com base em movimentos realizados no dia a dia. “O CrossFit abrange muita coisa. São movimentos funcionais que abrangem todas as funções que fazemos no dia a dia, lá fora, fazemos aqui dentro também, e procura corrigir as pessoas da maneira mais correta”, explica Giselle.

João Almeida Junior é um apaixonado declarado pela modalidade. Ele pratica há um ano e meio, e explica que começou a praticar CrossFit para melhorar o seu condicionamento físico e cuidar da saúde. “Você procura fazer alguma coisa para a tua saúde, independente do que é, algum exercício, chega um momento que você olha no espelho ou faz algum exame de sangue, aí você nota que precisa de alguma coisa”, comenta.

Não existe rotina

A instrutora destaca que no CrossFit não existe rotina. Cada dia o praticante realiza novos desafios. “Independente se você está com peso, se está com carga, você faz uma variação de movimentos com alta intensidade, sempre alternando. A rotina aqui não existe. Todo dia se faz um movimento diferente. É o que acontece lá fora realmente, procuramos misturar cada vez mais os exercícios, deixar ele cada vez mais difícil para ser executado da melhor maneira, assim a pessoa consegue ganhar mais força, mais condição, mais ânimo”, diz Giselle.

Foi justamente a falta de rotina nos exercícios que despertou o interesse de João. “No CrossFit você não tem uma rotina. Eu acho que nunca fiz uma aula igual