Primeira mulher eleita vereadora é homenageada em Irati

Por Redação 3 min de leitura

Cinco ex-vereadoras receberam Moção de Aplauso durante a mesma solenidade. Na ocasião também aconteceu o debate sobre a participação feminina na política

A Câmara Municipal de Irati concedeu o Título de Cidadã Honorária à primeira mulher eleita para o cargo de vereadora na Câmara Municipal, Severina Pereira da Silva, na sessão solene da última quinta-feira (12).

Na mesma sessão, também foram homenageadas com Moção de Aplauso as ex-vereadoras Avany Caggiano Santos, Ieda Regina Schimalesky Waydzik, Maria Helena Sekula Smolka, Maria Zuleika Onesko, Otília Setnarski, além de Severina.

Emocionada, Severina agradeceu a honraria. “É com satisfação que recebo a minha segunda certidão de nascimento. Aqui fui acolhida com muito amor e carinho. Embora tenha nascido na Paraíba, foi aqui que comecei a militar na política, um período gratificante”, declarou.

O presidente da Casa, Hélio de Mello, foi o proponente da homenagem. “As mulheres, atualmente, ocupam menos de 10% dos cargos públicos, em um universo de 52% de votantes no país, ou seja, a maioria dos eleitores e minoria de agentes políticos. Apesar da conquista do direito do voto, em pleno século XXI,a presença feminina na política iratiense sempre foi tímida e aquém da representatividade eleitoral, mesmo agora, que as mulheres representam grande parte do eleitorado”, lembrou Mello.

Representando as homenageadas, a ex-vereadora Ieda Waydzik destacou a necessidade de maior participação das mulheres na política. “Precisamos com muita urgência de mais delas na política, de seus sonhos, inteligência, força, sensibilidade e mais que tudo, da sua coragem e solidariedade”, destacou.

O prefeito Jorge Derbli chamou atenção para a participação da mulher na política municipal. “Se Irati estivesse completando 120 anos com apenas seis vereadoras, teríamos a cada 20 anos uma vereadora eleita. Irati levou 63 anos para ter a primeira vereadora e depois mais 20 anos para ter a segunda representante. E hoje, infelizmente, não temos nenhuma mulher na câmara”, disse.

Trabalho da primeira vereadora

Severina foi eleita pelo voto direto no pleito no dia 15 de novembro de 1982 com 499 votos pelo PMDB. Ficou conhecida em Irati pela sua sensibilidade política e capacidade de síntese dos problemas sociais.

Nascida na Paraíba, no dia 18 de setembro de 1946, casou-se com o ex-vereador de Irati, Osvaldo Viana de Freitas, conhecido como “Mineiro”. Em 1967, fixou residência em Irati junto com seu esposo, ambos exercendo a função de comerciantes no ramo de cereais. Realizando uma campanha sem agressões e bem intencionada, Severina foi eleita obtendo o 6º lugar do partido.

Trabalhou na gestão do ex-prefeito Antonio Toti Colaço Vaz em prol da sociedade, apoiando em seus anteprojetos de lei da construção de casas populares, pavimentações de ruas, creches, na saúde e educação, sempre lutando a favor das classes menos favorecidas, deixando um marco registrado com seu projeto de lei numa praça no bairro Rio Bonito.

Sempre foi defensora dos direitos da mulher, incentivando a inserção feminina na política. Participou de vários eventos, foi sócia do Clube Atlético União Olímpico e do Clube Polonês, pre