Rio Azul celebra 100 anos neste sábado
Neste Centenário, conheça um pouco mais sobre a história da formação do município, que inicialmente se chamou Roxo Roiz e passou a ser conhecido como Rio Azul apenas 11 anos depois de sua criação
Há cem anos, no dia 14 de julho de 1918, o distrito de Roxo Roiz era instalado como município. Somente 11 anos depois, o local seria denominado Rio Azul.
Contudo a história de Rio Azul começa antes de 1918. As primeiras povoações datam do fim do século XVII. “Eram habitadas pelos índios caingangues, guaranis e xetás. Deram-nos influência na culinária, no aproveitamento de frutas, ervas, folhas, raízes, na alimentação e na farmacologia caseira”, conta o professor aposentado Osdival Neve Albini.
O local era conhecido como Sertão do Jararaca. Segundo Osdival, o nome é incerto, já que muitas lendas contam a origem do nome. “Eles começaram pelo Taquari. Lá havia muitas lagoas, muitos brejos e tinham muitas cobras. Tinha um índio que se tornou exímio em dominar as cobras, estudava os tipos de ataque, e deram a ele o apelido de Jararaca. Só que não é oficial. Se é Sertão da Jararaca é em relação à cobra, mas se for do Jararaca é do índio. Não existe comprovação que seja”, relata.
A partir de 1863, a região começa a ser explorada por bandeirantes luso-brasileiros que usam o local como forma de trilha em suas viagens. Com o tempo, os bandeirantes também acabam fixando residências nas localidades. “De 1864 a 1890, novamente a região passou a ser observada,com muito interesse, por parte do ditador SolanoLopes, derrotado pelos brasileiros na guerra do Paraguai, mas a posse das terras era dos colonizadores paranaenses. O comendadorNorbertoMendes Cordeiroinicia e dá os primeiros passos incentivando a colonização. Tido como amansador de índios, é fazendeiro em Guarapuava, percorria toda a região procurando estabelecer colônias. Durante muitos anos a região onde se localiza o município de Rio Azul foi habitada por poucos moradores, que eram esparsos e temporários e só viviam de produtos nativos”, destaca Osdival.
Os primeiros habitantes se instalaram nas colônias de Butiazal e Rio Azul dos Soares. A partir de 1894, começam vir os desbravadores de origem europeia. “Eles fundaram colônias, Butiazal foi uma das primeiras povoações que teve, houve predomínio de italianos, e a outra Rio Azul dos Soares, que era ali mais pessoal de origem portuguesa, que também veio dos arredores de Curitiba. Eles começaram a trabalhar, foram desenvolvendo atividade. No início foi a extração de madeira, depois a erva-mate, e posteriormente a agricultura”, explica o ex-secretário e servidor aposentado Ceslau Wzorek.
Grande parte do território que hoje é Rio Azul pertencia a Dr. Elizeu de Campos Mello. “Dr. Eliseu de Campos Melo, juiz de direito de Imbituva, camarista e prefeito municipal de Ponta Grossa, deputado estadual em várias legislaturas, industrial da madeira e da erva-mate possuía fazendas de criar, de café e de colonização no ano de 1902. Ele doa as terras para a fundação da cidade de Roxo Roiz”, conta Osdival.
Estrada de Ferro
A construção da estrada de ferro para ligar São Paulo ao Rio Grande do Sul, instalada em 1902, foi a grande responsável pelo desenvolvimento da localidade que até então era apenas uma passagem de tropeiros que cruzavam o

