Educação no trânsito
Os acidentes de trânsito envolvendo carros e motos aumentam cada vez mais em Irati, principalmente nos cruzamentos. É frequente nos depararmos com motoqueiros e motoristas de veículos desrespeitando o trânsito, sem parar nos semáforos e paradas obrigatórias. Mesmo com todas as regras de trânsito, é difícil encontrar alguém que respeite.
Os motoristas precisam ter atenção dobrada. Mesmo assim, os acidentes acontecem e os números só aumentam. Os cuidados devem ser tomados pelas duas partes, pedestres e motoristas.
Para tentar solucionar esse déficit é necessário começar o aconselhamento desde muito cedo. O ideal é que as crianças comecem a aprender sobre os perigos nas ruas assim que começarem a ter um maior entendimento.
O aprendizado não deve começar apenas na escola, é necessário que os pais também contribuam na hora de aconselharseus filhos e os ensinem a andar nas ruas. Só o fato de uma mãe pegar na mão do seu filho para atravessar a rua já o ensina que ele deve estar sempre atento para os dois lados e cruzar só na faixa de pedestres após observar a sinalização. Com atitudes simples como essa é possível fazer uma imensa contribuição para a educação dos pequenos no trânsito. Cabe aos pais orientar desde cedo um comportamento mais cidadão.
Para complementar os cuidados ensinados pelos pais é importante que a escola discuta sobre o assunto, discuta sobre as consequências, mostrando para as crianças o que é certo e o que é errado, com isso formaremos mais cidadãos responsáveis, e consequentemente, diminuiremos os números de acidentes de trânsito.
É necessário ensinar nossas crianças que as placas, leis e multas que gerenciam o trânsito não foram criadas apenas para organizar as nossas ruas, elas foram criadas para que as pessoas possam viver em harmonia. Já pensou como seria se não tivéssemos leis e nem placas? Não saberíamos para que lado seguir e as ruas se tornariam um caos, com muitos acidentes e mortes.
A necessidade de ter esse tipo de discussão em sala de aula vem se tornando cada vez mais necessária. A criança precisa estar inserida nesse meio, só assim poderá desde pequena detectar erros cometidos no trânsito, e isso o fará um condutor correto e entendedor das leis.

