Praças e parques de Irati recebem revitalização
Secretários comentam sobre a manutenção dos parques e praças, além de falar sobre projetos futuros
Em Irati, a Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo têm tentado melhorar alguns espaços públicos. Há projetos de melhoria em calçadas e pistas de caminhada, além de outros projetos maiores. Contudo, os projetos não possuem uma data definitiva para implantação porque ainda não foi assegurada a verba total.
Um dos espaços que deve receber melhorias é o Parque Aquático,que tem várias ações previstas. “No Parque Aquático nós fizemos uma limpeza no lago e temos um projeto pronto, onde nós vamos fazer uma revitalização nas pistas de caminhada, alguns concertos dos brinquedos e,com outra verba, vamos fazer uma academia nova”, disse o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik.
Além dos pontos que serão melhorados, já existe um projeto que irá transformar o lugar, fazendo com que ele se torne ainda mais visitado, tanto pela população iratiense quanto pela população das cidades vizinhas. “Vamos aumentar a pista por fora, fazer um calçadão na frente do Park Dance que vai passar um carro só” diz.
Para as crianças, o novo projeto tem a proposta fazer com que o trenzinho, atração tradicional do local, volte a funcionar.
Um diferencial que está no projeto da obra é a preocupação com as crianças deficientes. Brinquedos especiais deverão ser instalados no local. “Vamos colocar brinquedos para pessoas com deficiência. Isso ainda está em projeto. Hoje nós não temos recurso próprio para fazer uma coisa que é maior, estamos correndo atrás de recurso”, conta.
A verba total para o projeto que deverá reestruturar o Parque Aquático ainda não está garantida, mas por meio de uma emenda, o município terá R$ 300 mil para readequações no local.
Vila São João
Outro projeto que já está sendo aguardado pelos moradores da Vila São João é a obra do novo parque, que já está sendo construído e trará mais lazer para o bairro. “Iniciamos uma drenagem lá. Temos alguns recursos, um campo sintético, a arena já está aqui para instalar. Só que não adianta instalarmos sem fazer a drenagem”, fala o secretário.
Dagoberto destaca que a obra que está sendo realizada no local será uma obra demorada, pois contém muitos detalhes, o que exigirá tempo e recursos. “Aquela obra não é para fazer em uma administração. Ela vai ter pista de caminhada, uma ciclovia, vai ter o campo de futebol, vai ter o campo de futebol suíço, vai ter cancha, quiosque, vai ter o lago, vai ter uma praça”, destaca.
A obra não tem previsão para ser terminada, mas parte dela deve estar pronta nos próximos anos. “Nessa gestão vamos deixar pelo menos parte do parque pronto. É outro local de lazer que a população de lá vai ter, no projeto tem até um palco para realizar show”, conta.
Chafariz
Outra obra que já está sendo realizada e tem um prazo de 90 dia

