Prefeitos da Amcespar manifestam apoio à candidatura de Beto Richa ao Senado

Por Redação 3 min de leitura

Dezenove dias depois de deixar o cargo do governador do Paraná para disputar uma vaga no Senado Federal, Beto Richa teve seu primeiro compromisso político na região de Irati, nesta quarta-feira (25). Ele se reuniu com prefeitos da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar),no Restaurante Anila, em Fernandes Pinheiro. Durante o almoço, que também teve a presença do ex-chefe da Casa Civil Valdir Rossoni e do deputado estadual Alexandre Curi, todos os prefeitos manifestaram apoio à pré-candidatura de Richa.

“Não é um louvor falar que você tem os dez prefeitos da Amcespar, é fazer justiça pelo que foi feito nos nossos municípios”, disse a Richa o presidente da associação e prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato. Segundo o prefeito, apenas no ano passado, os investimentos estaduais no município superaram os quatro anos de seu mandato anterior entre 2009 e 2012.

Cleonice Schuck, prefeita de Fernandes Pinheiro, também cita o grande volume de investimentos estaduais para o seu município. “Queremos demonstrar nosso apoio ao Senado porque foi um grande governador para toda a região, para a Amcespar,  muito especialmente para Fernandes Pinheiro, que é um  município pequeno e que tem hoje em torno de R$ 10 milhões de investimento do governo do estado”, disse. Nesse contexto, a prefeita destacou os investimentos significativos na pavimentação dos 4,5 quilômetros da estrada do Angaí – obra conquistada através de parceria com o deputado Alexandre Curi.

Beto Richa agradeceu as manifestações dos prefeitos, citou que sua gestão foi municipalista e creditou à decisão do ajuste fiscal a possibilidade de investimentos em todo Paraná. Segundo ele, a influência deste ajuste em sua campanha ao Senado será boa. “Acho que impacta positivamente, porque a cada dia a população está entendendo melhor a necessidade daquelas medidas  que demandaram muita responsabilidade, seriedade como gestor público e não politicagem, não demagogia. Porque na hora que eu adotei aquelas medidas eu não pensei na próxima eleição. Eu coloquei em risco o meu patrimônio político para defender o interesse legítimo do Paraná. E hoje o reconhecimento esta aí, são instituições, são órgãos nacionais e internacionais que atestam que o Paraná tem a melhor situação do Brasil, valeu a pena o esforço”

Meta para o Senado

Como pré-candidato a senador, Beto Richa deverá ainda ter seu nome confirmado pela convenção do PSDB para poder concorrer. Caso isso aconteça e, depois,  ele também seja eleito, Richa desta como será seu trabalho.

“A principal meta é defender os interesses do Paraná, que até agora foram relevados a enésimo plano. Quantas vezes tivemos lá em Brasília brigando para defender o interesse legítimo, que é de direito do Estado, empréstimos que foram negados pelo governo federal à época comandado pelo PT. Tive que recorrer ao Supremo Tribunal Federal para fazer valer os nossos diretos. Naquela época todos os estados, com exceção do Paraná, receberam recursos para investimentos em infraestrutura…Cada vez era