Irati deverá vacinar mais de 13 mil pessoas contra a gripe este ano
A vacinação contra a gripe em 2018, por meio da rede pública de saúde, está programada para iniciar a partir do próximo dia 23 de abril em Irati. A campanha, que é nacional, seguirá até 1º de junho.
A enfermeiraresponsável pelo setor deEpidemiologia da Secretaria de Saúde de Irati,Denise Homiak Fernandes, comenta que a doença pode ser causada pelo vírus influenza A, B e C. “Os vírus A e B apresentam maior importância clínica; estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio da cepas B, como foi no ano passado, onde tivemos óbitos em Irati e região provocada pela cepa B Yamagata”, explica.
Para evitar que novas mortes ocorram esse ano, a vacina ganhou mais um componente e agora quem toma a vacina contra gripe estará imunizado contra três cepas: A (H1N1), A (H3N2) e tipo B Yamagata.
O público-alvo, segundo Denise, são 15 mil pessoas. “Desse número, 3.559 pessoas são crianças entreseis meses e menores de 5 anos, gestantes somam 640 pessoas, puérperas são 105 e idosos 6.588. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação”, comenta.
Mito
Muitas pessoas ainda acreditam que a vacina possa fazer mal, que depois de tomá-la pode ficar doente. A enfermeiraresponsável pelo setor deEpidemiologia explica que issoé apenas um mito, já que a vacina contém apenas o vírus inativo. “As vacinas utilizadas pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (PNI) são constituídas por vírus inativo, fracionados e purificados, portanto, não contêm vírus vivos e não causam doenças”, comenta Denise.
A enfermeira cita que há casos de gripe apósa vacinação, mas não por efeito de componentes da vacina. “O que acontece algumas vezes é que a pessoa já está com o vírus incubado sem manifestar sintomas e após aplicação da vacina coincide do início dos primeiros sintomas da infecção adquirida anteriormente, ou então,a pessoa pode se contaminar com algum outro tipo de vírus que não faz parte da composição da vacina”, enfatiza.
O que maisprovoca mortes em consequência da gripe é a pneumonia. “O objetivo é justamente prevenir as complicações da influenza, sendo que o que mais leva à hospitalização e à morte é a pneumonia, que pode ser causada pelo próprio vírus ou por infecção bacteriana”, conta.
Os vírus A e B também podem ocasionar complicações cardíacas graves que podem levarà morte.
Público-alvo
Poderão se vacinar, de forma gratuita, aqueles que fazem parte dos grupos prioritários. São eles:
– crianças de 6 meses a 5 anos incompletos;
– grávidas em qualquer idade gestacional;
– puérperas (até 4

