Atrasos nas entregas feitas pelos Correios geram transtornos para os consumidores
Encomendas que demoram meses para chegar, contas entregues apenas depois do prazo de vencimento e problemas no atendimento direto nas agências dos Correios tem sido motivo de muitas reclamações dos consumidores
Não é difícil encontrar pessoas que estejam insatisfeitas com o funcionamento dos Correios nos últimos tempos. A demora na entrega de correspondências e encomendas tem ocasionado transtornos para as pessoas. Além disso, têm se intensificado os problemas na estrutura para o atendimento ao público nas agências. Na agência de Irati, por exemplo, há filas enormes, equipamento que fornece senhaestragado, falta de cadeiras e número reduzido de funcionários para atender – fatos que têm motivado reclamações.
Aparecida Freitas Ribeiro é uma das pessoas que convive com esses problemas. Ela precisa ir até o Correio no mínimo uma vez por semana, onde efetua alguns pagamentos e envia encomendas para sua filha, que mora fora do Brasil. “Antes tinha onde a gente sentar. Agora ainda tem, mas se sentar perde a fila. Antes, a gente chegava, pegava senha e ficava tranquilo, esperava sentada, mas agora a máquina estragou e nunca mais arrumaram. Fica um monte de fila. O pessoal do balcão não vence atender”, conta.
Mesmo com a demora no atendimento, Aparecida elogia a atenção que os funcionários dão a ela. “A gente vê que eles estão apurados, com muita coisa para fazer, mas eles não deixam de tratar bem. Acho que até eles ficam incomodados com a demora no atendimento e também pelo equipamento estar estragado, mas vão fazer o quê? São apenas funcionários”,comenta.
Os Correios, através de sua assessoria de imprensa em Curitiba, alegam que não há falta de funcionários, mas uma adequação às novas tecnologias. “Não há falta de efetivo. Os Correios estão ajustando seus processos com a introdução de novas tecnologias e a automação dos fluxos operacionais. Ao mesmo tempo, estão adequando a sua força de trabalho, considerando a queda dos serviços de mensagens e o crescimento das encomendas”.
Greves
Recentemente ocorreram várias greves. Internamente, trabalhadores que não quiseram se identificar, contam que há diminuição da quantidade de funcionários. Alguns trabalhos que eram realizados por carteiros, hoje são feitos por trabalhadores terceirizados. Além disso, muitos concursados estão encerrando seus contratos em troca de acertos, o que faz com que o efetivo diminua.
Nenhum concurso está previsto para repor esses funcionários. Várias greves foram realizadas pelos trabalhadores para tentar mostrar que não estão satisfeitos com isso e com outras questões.
Segundo a assessoria, não há movimento para nova greve. “A greve é um direito do trabalhador. Porém, não há nenhuma movimentação neste sentido no momento. A última paralisação de empregados, iniciada no dia 12 de março, teve adesão de aproximadamente 15% do efetivo total dos Correios. O movimento estava relacionado, essencialmente, às discussões sobre o custeio do plano de saúde da empresa”, comenta.
Demora
Desde o início deste ano, a demora para a entrega de correspondências e encomendas pelos Correios aumentou muito, o que tem prejudicado as pessoas. Até mesmo correspondências de contas estão chegando aos clientes, muitas vezes, depois da data de vencimento.Antes o atraso se dava apenas para encomendas vindas de outros países, principalmente os países asiáticos, mas hoje já se têm reclam

