Roberto Requião poderá estar entre os deputados federais mais votados do Brasil
Trajetória como governador, apoio de servidores e desempenho eleitoral de Requião Filho alimentam projeção sobre uma votação expressiva em 2026
Roberto Requião de Mello e Silva (PDT) poderá sair das urnas como um dos deputados federais mais votados do Paraná e até do Brasil nas eleições de 2026. A avaliação circula nos bastidores da política paranaense. Contudo, ainda não existe pesquisa pública para deputado federal que confirme essa projeção.
A expectativa se apoia em dois fatores principais. O primeiro é a trajetória de Requião, que governou o Paraná por três mandatos e representou o estado no Senado Federal. O segundo é o desempenho de seu filho, o deputado estadual Maurício Requião de Mello e Silva, o Requião Filho (PDT), na disputa pelo Governo do Paraná.
Ex-governador mantém uma base estadual
Roberto Requião disputou o Governo do Paraná em 2022 e recebeu 1.598.204 votos. Antes disso, concorreu ao Senado em 2018 e somou 1.528.291 votos. Já em 2010, venceu a eleição para senador com 2.691.557 votos.
Servidores preservam a memória de Requião
Outro componente importante da candidatura está entre os servidores públicos estaduais. Requião conserva apoio em segmentos do funcionalismo que associam seus governos à valorização das carreiras e à defesa dos serviços públicos.
Durante suas administrações, o governo implantou um plano de cargos e salários para os professores. Também realizou investimentos na rede estadual de ensino e nas universidades públicas.
Programas sociais marcaram os governos
Roberto Requião governou o Paraná de 1991 a 1994 e, novamente, entre 2003 e 2010. Nesse período, implantou ações que ainda fazem parte da memória política do estado.
Entre elas está o programa Leite das Crianças, que fornecia um litro de leite por dia às crianças de famílias de baixa renda. Da mesma forma, o Luz Fraterna beneficiava consumidores de baixa renda com a isenção da tarifa de energia elétrica.
Na habitação, o primeiro mandato implantou o programa Casa da Família. Conforme a biografia oficial mantida pelo Governo do Paraná, a iniciativa construiu mais de 60 mil moradias.
Na área da saúde, 24 hospitais passaram por reformas ou tiveram suas construções iniciadas. Ao mesmo tempo, o governo implantou 126 Centros de Saúde da Mulher e da Criança, segundo a Casa Civil do Paraná.
Assessoria

