Prudentópolis alerta sobre a importância em manter os lotes urbanos limpos

Por Redação 3 min de leitura

Apesar de existirem várias campanhas sobre a importância da limpeza dos terrenos baldios, muitas pessoas desconsideram tais alertas e continuam depositando entulhos em lotes vazios. Pelo fato de prejudicarem a saúde pública, propagando doenças, proliferarem pragas e causarem outros problemas, os proprietários dos lotes devem ficar sempre atentos a eles.

Prudentópolis tem recebido nos últimos dias muitas denúncias na Secretaria de Meio Ambiente da cidade. Os moradores reclamam que muitos vizinhos não estão limpando os seus lotes, fazendo assimcom que muitos animais peçonhentos apareçam, incluindo cobras e arranhas.

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Felipe Daciuk comenta sobre as denúncias e sobre a importância em deixar o local limpo. “Cada proprietário deve deixar o seu lote limpo, em boas condições, porque tem muitas denúncias na Secretaria de Meio Ambiente devido aos lotes sujos. O mato cresce dia a dia devido ao excessode chuva. Tem lugares que o mato já está passando dos muros, então pedimos para que cada proprietário limpe o seu terreno para que não haja reclamações dos vizinhos e que não seja necessário tomar as penalidades que a gente vai fazer”, comenta.

Luiz ainda destaca que as calçadas também devem permanecer limpas, já que muitas pessoas as utilizam. “Falando também das calçadas, passeios públicos, cada proprietário tem que deixar em boas condições o passeio e seus lotes, porqueé onde os pedestres vão caminhar ou transitar”, destaca.

Os moradores que possuírem lotes sujos vão receber uma notificação informativa para que limpem. “Estão vindo muitas denúncias aqui na Secretaria. Vamos notificar os proprietários dos lotes e das calçadas onde o mato que está muito alto, e também se mesmo depois da notificação o proprietário não limpar o lote, a prefeitura vailimpar, mas isso tem um custo, e o custo vai ser cobrado no IPTU do dono do lote”, informa.

Lixo

A pasta ainda tem constatado umagrande quantidade de lixo nos últimos meses que estão sendo encontrados na beira de alguns rios da cidade. Uma das localidades é no Rio Preto. “Sendo que um tempo atrás, nós já fizemos uma limpeza de um lado ali no Rio Preto. Ontemfoi vistoriado do outro lado e dá para encher dois caminhões de lixo lá”, explica o secretário.

Ele acredita que o lixo estásendo jogado por pessoas de fora da localidade. “Eu venho fazendo um pedido para o pessoal, tanto da localidade quanto da cidade também, a gente fala Rio Preto, mas não é o pessoal dali que está jogando, são pessoas de outras localidades que vão jogar lixo lá”, comenta.

A pessoa que for vista cometendo este crime pode ser multada. “Quem ver alguém jogando,denuncie. Ligue aqui na Secretaria de Meio Ambiente, que a gente vai tomar as medidas cabíveis. Pode até ser multado e notificado esse pessoal”, comenta. “Eu faço um pedido, não joguem lixo na beira de rios, nem rios nem em terrenos baldios, nem em lugar nenhum, vamos cuidar dos nossos rios, vamos cuidar das nossas nascentes, vamos cuidar dos nossos afluentes, que toda essa água vaipara o Rio dos Patos, e é de lá que vem toda a nossa água que nós consumimos na nossa casa, na nossa cozinha que é a água que nós tomamos”, finaliza.

Texto: Silmara Andrade

Foto