Editorial – Festas tradicionais estão movimentando a região nesta semana.
Neste último fim de semana, Irati conseguiu reunir cerca de 37 mil pessoas no Parque Aquático para celebrar a tradicional Festa do Pêssego. O público conferiu uma grande variedade de exposições que reuniu, além das frutas produzidas nos municípios, diversos setores como o de comércio e de produção alimentícia.
Já no próximo fim de semana, será a vez de Fernandes Pinheiro agitar a região com a segunda edição Agrifrut Fest, um evento que também reunirá no Parque da Prainha diversos produtores que comercialização os mais diferentes produtos que são produzidos em suas propriedades. São esperados cerca de 30 expositores no evento.
Os eventos nos municípios da região têm servido como forma de celebrar a produção local e estimular a população regional a consumir localmente. Através de uma programação diversa, com shows, apresentações culturais e esportivas, as prefeituras chamam a atenção da população que vai até os eventos e aproveita para consumir parte do que é produzido no município.
Isso foi visto no fim de semana em Irati, onde o tempo bom e as diversas atrações ajudaram com que os produtores tivessem boas vendas. Muitos chegaram a reabastecer seus espaços de exposição, já que a maior parte do produto foi vendido. No sábado (02) um produtor chegou a vender cerca de 600 quilos de pêssego.
Esse resultado positivo também é esperado neste fim de semana em Fernandes Pinheiro. O município tem como carro-chefe a ameixa, mas assim como Irati, ampliará a diversidade de frutas e produtos produzidos no município, e terá nos shows culturais e na programação esportiva, modos de atrair o público regional.
As feiras de exposição são ótimas oportunidades para os municípios mostrarem as suas potencialidades não só para a região, como também para o estado e o país. Através das feiras de exposições é possível conhecer não apenas o que o município produz, mas também sua cultura e suas eficiências. Enfim, as feiras viram uma espécie de vitrine de cada município, onde economia local pode girar e novos acordos para o desenvolvimento da região poderão ser realizados.

