Guarda Municipal de Irati recebe novos veículos

Por Redação 3 min de leitura

Cerimônia de entrega ainda contou com a oficialização do convênio para o curso de formação para agentes da Guarda Municipal.

Na sexta-feira (17) foi realizada na Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) a cerimônia de entrega de novos veículos para a Guarda Municipal de Irati. A cerimônia ainda contou com a formalização do convênio com o Governo do Estado para a realização de um curso de formação para os guardas municipais.

Os veículos entregues são uma Moto Honda NXR Bros 160 2017 e uma Pick-up Chevrolet Montana LS 2017/2018. Além dos dois veículos, outras cinco pistolas não letais de choque Spark ainda devem ser entregues até o fim do ano.

O investimento para aquisição dos novos equipamentos é de R$ 100 mil, provenientes de uma emenda do deputado federal Sandro Alex, com contrapartida do município de Irati.

O deputado Sandro Alex enfatizou a importância do investimento. “As Guardas desempenham uma função muito importante, de trabalho cooperado junto com as policias civil e militar, e para Irati isso é muito importante. Eu sempre digo que quem dá a missão, dá os meios. Não adianta você só cobrar a Guarda, você tem que dar a ela instrumentos que desempenhem a função”, destacou.

Segundo o comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar de Irati, major Joas Marcos Carneiro Lins, a Guarda Municipal e a Polícia Militar já realizam um trabalho conjunto para a segurança do município e os novos equipamentos, junto com a formação, devem reforçar o trabalho já realizado. “Nós temos já um trabalho integrado, não é de agora. Eu cheguei aqui em abril do ano passado e nós já tínhamos esse monitoramento juntos. A aquisição de equipamentos, de materiais, e a própria formação que vai ser dada pela polícia do Estado do Paraná através da 8 ª CIPM, irá facilitar e muito o pronto atendimento e a qualidade do pronto atendimento do cidadão de Irati. É um passo muito importante”, disse.

Curso de formação

O convênio formalizado durante a cerimônia pelo Conselho Comunitário de Segurança de Irati (CONSEG) junto ao Governo do Estado prevê a formação de 19 integrantes da Guarda Municipal.

O secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, deputado Artagão Junior, destacou que a formação ajuda a solucionar uma lacuna existente na Guarda Municipal. “Nós tínhamos uma Guarda que tinha metade do seu efetivo capacitado, com curso de formação e aproximadamente, outra metade sem o curso. Nós dependíamos de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública para que nós pudéssemos através da própria Polícia Militar fazermos, realizarmos essa capacitação. Aceleramos esse processo que estava adormecido há mais de dois anos e conseguimos viabilizar a assinatura desse convênio”, disse.

O comandante da Guarda Municipal de Irati, Paulo Cesar Sabatoviski, relata que a falta de formação aconteceu, pois não havia previsão de abertura para novas vagas no curso de formação realizado em Ponta Grossa após novos integrantes serem contratados pela Guarda Municipal. Ele explica que inicialmente o concurso de 2009 previa 11 integrantes, no entanto, o número era insuficiente para o município. Por isso, uma segunda chamada foi realizada. “Foram chamados primeiro os 11 e depois mais nove, completando 20. Esses 20 fizeram o cur