Deputados rejeitam pedido de investigação contra Temer
Na noite de quarta-feira (25), os deputados federais rejeitaram o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral). Foram 251 votos contrários à autorização para investigação, 233 votos favoráveis e duas abstenções. Ainda 25 deputados não compareceram para votar.
Todos os 30 deputados que representam o Paraná compareceram para votar. Destes, 18 votaram sim ao parecer apresentado pelo relator, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomendou que a Câmara não autorizasse a investigação do presidente e dos ministros pelo Supremo Tribunal Federal. Os outros 12 deputados votaram não ao parecer, ou seja, queriam a investigação de Temer e dos ministros. Relembre os deputados que foram mais votados na região Centro Sul e como se posicionaram todos os representantes paranaenses.
Disputa pelo quórum
Durante os últimos dias, a oposição ao governo Temer, ciente que não teria os 342 votos necessários para autorizar as investigações, trabalhou intensamente para impedir que os deputados comparecessem à sessão. Isso porque o regimento interno da Câmara estabelece que a votação só poderia ser iniciada com a presença mínima de dois terços dos deputados em plenário. Com isso, os oposicionistas pretendiam adiar a votação e, assim, prolongar o desgaste do governo. Os partidos de oposição chegaram a fechar acordo para que poucos deputados usassem a palavra e com isso não se alcançasse o quórum necessário para iniciar a sessão.
Reagindo à tática da oposição, a base aliada e o próprio presidente da República passaram a acionar deputados da base, mesmo os que votariam contra o governo, para marcarem presença na sessão. Os governistas estavam confiantes de que alcançariam o número mínimo de presentes e também os 172 votos necessários para impedir o início da investigação.
Representantes da região Centro Sul
Nos municípios que fazem parte da região Centro Sul do Paraná, os deputados federais que tiveram o maior número de votos foram:
Sandro Alex (PSD)
Roman (PSD)
Leandre (PV)
Reinhold Stephanes (PSD)
Sperafico (PP)
Assis do Couco (PDT)
Takaiama (PSC)
Joao Arruda (PMDB)
Sergio Souza (PMDB)
Aliel machado (REDE)
Nelson Meurer (PP)
Toninho Wandscheer (PROS)
Como os deputados se posicionaram
Pelo arquivamento da denúncia contra Temer
Alex Canziani (PTB) – SIM
Alfredo Kaefer (PSL) – SIM
Dilceu Sperafico (PP) – SIM
Edmar Arruda (PSD) – SIM
Evandro Roman (PSD) – SIM
Giacobo (PR) – SIM
Hermes Parcianello (PMDB) – SIM
João Arruda (PMDB) – SIM
Luiz Carlos Hauly (PSDB) – SIM
Luiz Nishimori (PR)- SIM
Nelson Meurer (PP) – SIM
Nelson Padovani (PSDB) – SIM
Osmar Bertoldi (DEM) – SIM
Osmar Serraglio (PMDB) – SIM
Reinhold Stephanes (PSD) – SIM
Sergio Souza (PMDB) – SIM
Takayama (PSC) – SIM

