Editorial – Velho problema

Por Redação 3 min de leitura

As interrupções de abastecimento de água em Irati são assunto antigo para os moradores de vários bairros que, de tempos em tempos, voltam a sofrer com o desabastecimento.

O desabastecimento já está tão no cotidiano que muitos iratienses acabam tendo mais de uma caixa d’água em suas casas para evitar que a residência fique sem água. Os que ainda não possuem, planejam adquirir mais uma para evitar o desabastecimento.

Segundo a Sanepar, uma caixa d’água de 500 litros deveria durar pelo menos 24 horas. No entanto, na prática, isso não acontece em muitas residências por diversas razões.

Uma dessas razões é a interrupção abrupta, sem aviso, do abastecimento. São interrupções causadas por falhas na infraestrutura da rede de abastecimento e até mesmo no consumo alto de outras áreas da cidade. Em pontos altos, onde há mais moradores reclamando, a água não consegue chegar.

Esse tipo de interrupção faz com que o morador não consiga se planejar no gasto da água que está na caixa. Como muitas caixas d’água possuem ligações para os canos das casas, um morador pode gastar a água estocada, sem notar que já há desabastecimento. Assim, ele acaba gastando a água em situações que deveria poupar e quando realmente precisa da água para, por exemplo, situações de higiene pessoal, descobre que grande parte da água foi utilizada.

Outra razão é o desperdício. Sejam de moradores que não estão em áreas afetadas ou até mesmo de moradores que estão nessas áreas, mas mesmo assim continuam a desperdiçar. Usam mais do que necessário, sem prestar atenção no quê ou em quê estão gastando.

O que é possível perceber na conversa com os consumidores é que as interrupções programadas e que avisadas através dos meios de comunicação são compreendidas, especialmente porque os moradores conseguem se programar e controlar o gasto de água. No entanto, o que os moradores dos pontos afetados não compreendem são as seguidas interrupções sem aviso. Há localidades em Irati que os moradores já sabem o dia e o horário em que faltará água, de tão constante que isso acontece.

A solução para isso é um trabalho conjunto entre instituições e sociedade. É preciso que as instituições e o poder público invistam ainda mais do que já é investido agora na infraestrutura dessas redes de abastecimento que apresentam, em alguns lugares, pouca pressão e não possuem força para ir a todos os pontos da rede de abastecimento.

Ao mesmo tempo, é necessária a colaboração e conscientização da população para que se evite o desperdício, especialmente aqueles que não estão em áreas afetadas. O alto consumo de alguns pode sim afetar o abastecimento de outros, especialmente os que estão em pontos altos.