Desde a eleição até agora…

Por Redação 3 min de leitura

Prefeitos da região Centro Sul comentam as principais expectativas e decepções destes primeiros meses de governo, além de algumas das conquistas já alcançadas

Nesta semana, fez um ano das eleições municipais. No início da noite do dia 02 de outubro de 2016, o Tribunal Regional Eleitoral terminou a apuração dos votos nos municípios da região e a população do Centro Sul pôde conhecer os prefeitos e vereadores eleitos.

Em parceria com a Rádio Najuá, o Jornal Hoje Centro Sul acompanhou a apuração, voto a voto. Fotografou a comemoração dos prefeitos eleitos e dos cidadãos que os escolheram, por acreditarem que eles seriam os melhores gestores para os seus municípios.

Passado um ano das eleições, os prefeitos eleitos comentam as expectativas que tinham antes de seremeleitos, as maiores dificuldades que encontraram, e como têm buscado alcançar  as metas de seus planos de governo.

Os prefeitos de Prudentópolis, Adelmo Klosowski (PSDB), de Rio Azul, Rodrigo Skalicz Solda (PSDB) e de Imbituva, Bertoldo Rover (PSD), foram contatados para participar da reportagem, mas não retornaram até o fechamento desta edição. 

Irati

Jorge Derbli (PSDB) foi eleito prefeito de Irati com 18.065 votos, o que representa 52, 46%dos votos válidos.

“Ainda não conseguiatingir a expectativa que tinha antes de ser eleito. Achei que as coisas caminhariam mais rapidamente, mas a burocracia do poder público impede muito. Nós tínhamos, de imediato, muitas ações para fazer, mas devido à condição financeira e à divida herdada, neste primeiro ano nós, infelizmente, estamos administrando coisas do passado. Obras que foram paradas em administrações anteriores estão nos impedindo de conseguir os financiamentos que já foram contatados com os deputados e com o governo do estado. A gente já conseguiu o recurso, mas não está conseguindo liberar por questões de obras paralisadas há muito tempo, que estão impedindo, como o fato de ter uma restrição do município junto ao estado. Mas estamos trabalhando para resolver estes problemas do passado para começar de fato esta administração. Quero melhorar a infraestrutura da cidade, ruas, calçadas, pontos de ônibus, temos licitações em andamento para pavimentações. Também as estradas rurais – nas quais já estamos trabalhando –, além de fazer reformas e ampliações em escolas, melhorar o atendimento no setor de saúde e muitos outros projetos. Estamos trabalhando para que no ano que vem, com o nosso orçamento e com emendas que devem ser liberadas ainda este ano, fazer as obras que a gente prometeu”.

Teixeira Soares

– Lucinei Carlos Thomaz (PSB), conhecido como Lula Thomaz, prefeito eleitocom 3.890 votos, 59,96% dos votos válidos.

“Fico muito contente de estar à frente do município, pois vejo que nós estamos cumprindo com o que nós anunciamos na campanha, mesmo com pouco tempo de governo. Muitos avanços aconteceram, nós evoluímos muito na questão de estradas rurais, em saúde pública, em agricultura com a lei da porteira adentro (fizemos cumprir a lei), em habitação com 50 casas garantidas, tivemos avanços nos setores de esporte e cultura. Tivemos uma grande festa do Centenário, onde o povo realmente participou. Então foram muitas conquistas. O governo do estado tem ajudado muito, com vários convênios. Quanto às frustrações, elas existem. O país está vivendo uma crise moral, ética, sem precedentes, onde os