PRF transporta recém-nascido para cirurgia de urgência no Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou de uma transferência segura de um recém-nascido de 14 dias de vida, de Umuarama, no Noroeste do Paraná, para a Região Metropolitana de Curitiba. A criança nasceu com uma má formação congênita no coração e necessita de intervenção cirúrgica complexa e imediata, indisponível na região de origem, no interior do estado. A operação de transporte envolveu também avião por meio de convênio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA)
O deslocamento inicial, a partir de Umuarama, foi realizado em aeronave de asa fixa, viabilizada por convênio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), assegurando rapidez no transporte e preservação do quadro clínico do bebê. O voo entre Umuarama e Curitiba teve duração aproximada de 1h20.
A aeronave pousou no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, onde o helicóptero Patrulha 15, da PRF, já aguardava para a continuidade do resgate aeromédico. A integração entre os modais permitiu evitar o tráfego urbano e reduzir o tempo total de deslocamento. A PRF transportou o recém-nascido e sua acompanhante até o Hospital do Rocio, em Campo Largo. O trajeto aéreo, que levou cerca de 10 minutos, teria a duração estimada de quase uma hora se fosse realizado por via terrestre.

“A integração entre o transporte aéreo de asa fixa e o helicóptero é fundamental para garantir que pacientes críticos cheguem ao centro de referência dentro da chamada ‘janela de oportunidade'”, destacou Dr. Roberto Zammar, médico do SAMU.
A criança permanece sob cuidados da equipe de cardiologia pediátrica da unidade hospitalar, onde passa pelos procedimentos preparatórios para a cirurgia cardíaca.
Assessoria PRF

