Cacesul lança revista para integrar e dar voz ao empresariado do Centro Sul

Por Redação Hoje Centro Sul 4 min de leitura

Em evento realizado na noite de 27 de janeiro, a coordenadoria apresentou publicação que compila os avanços das 13 associações comerciais do Centro Sul durante o ano de 2025

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Sul do Paraná (Cacesul) lançou oficialmente sua revista regional na noite de terça-feira (27). O projeto, apresentado em um evento que reuniu lideranças políticas e empresariais, tem como foco dar visibilidade ao trabalho das 13 associações comerciais que compõem a região e fortalecer a competitividade de cidades de pequeno porte.

Para o presidente da Cacesul, Luciano Castilho, a revista não é apenas um registro impresso, mas uma ferramenta estratégica de expansão e desenvolvimento socioeconômico. Segundo ele, o projeto nasceu do planejamento anual da entidade com o objetivo claro de fortalecer as associações locais.

“Essa revista vai ajudar muito na busca de novos associados e de novos parceiros. O principal fundamento é fazer com que cada associação de cada cidade pequena aqui em volta de Irati possa crescer”, afirmou Castilho.

Cacesul lança revista para integrar e dar voz ao empresariado do Centro Sul
Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

O presidente destacou ainda que a entidade serve como o braço de apoio ao micro e pequeno empresário que, muitas vezes, sente-se desamparado. “Com o associativismo, o empresário é ouvido pelo poder público”, comentou, frisando que a união, através das associações comerciais, das coordenadorias e federações, fortalece o setor produtivo, além de facilitar as parcerias.

Outros aspectos importantes citados pelo presidente foram as possibilidades de novos negócios e o acesso à inovação, viabilizados com o apoio da Cacesul, que é parte integrante da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).

 Como exemplo, Castilho cita a nova missão técnica para a China, que também foi apresentada durante o evento. “Nós hoje buscamos as parcerias e hoje foi apresentado aqui até a questão da China, de mais uma missão técnica para a China, porque a gente tem que incentivar os empresários da nossa região a realmente buscarem novos caminhos, fortalecer as suas empresas, trazer novidades, inovações, tecnologias, porque se não a gente vai ficar para trás e hoje o mundo está disparado”, pontuou.

Associativismo no Paraná

O movimento associativista paranaense, considerado referência nacional, foi destacado por Flavio Furlan, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). Com quase 300 associações no estado, Furlan reforçou que a união dentro das coordenadorias, como a Cacesul, é o que diferencia o Paraná.

“Muitos perguntam o que ganham sendo associados. Além da amizade, você ganha conhecimento e acesso a parceiros como o Sebrae e o G7”, disse. Além disso, o presidente da Faciap enalteceu a importância da comunicação e da criação de uma revista para a entidade.  “A revista traz informações do que está acontecendo não só no seu município, mas nas comunidades vizinhas. Precisamos saber o que o vizinho está pensando para planejar um futuro melhor para as próximas gerações”, declarou Furlan.

Visibilidade e troca de experiências

Cacesul lança revista para integrar e dar voz ao empresariado do Centro Sul
Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

O projeto editorial da revista foi liderado por Kleber Fernandes, vice-presidente de Assuntos de Comunicação da Cacesul. Ele explicou que a publicação preenche uma lacuna de comunicação regional, servindo como uma vitrine para as ações cotidianas, desde campanhas de datas sazonais até cursos de capacitação.

“Precisávamos dar visibilidade regional para as feiras, campanhas de Natal ou premiações. Agora, temos um meio oficial para mostrar o que Inácio Martins faz para União da Vitória ou São Mateus do Sul, por exemplo”, explicou.

Ainda segundo o vice-presidente, a revista atuará como um portfólio para atrair novas empresas ao sistema Cacesul. A expectativa da diretoria é que a publicação se torne anual, consolidando o destaque de cada associação da região.

Da Redação/Hoje Centro Sul