Estado inicia obras de escola de surfe para atender mais de 600 crianças no Litoral

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou neste domingo (1º) a pedra fundamental que marca o início das obras da sede do Projeto Surf Escola – Ondas do Saber, que será instalada na Praça da Seringueira, em Matinhos, no Litoral do Estado. A iniciativa amplia o alcance das políticas públicas voltadas ao esporte e à inclusão social, criando um espaço permanente para o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio dos esportes de prancha.
A nova estrutura, com área aproximada de 400 metros quadrados, nasce com o objetivo de se tornar um ponto de referência para a prática do surfe no Paraná. O espaço vai oferecer condições adequadas de ensino e treinamento, com acompanhamento profissional, integrando esporte, educação, convivência e formação cidadã.
A expectativa é de que mais de 600 crianças do Litoral sejam atendidas pelo projeto, com oportunidades reais de aprendizado e crescimento pessoal.
Ratinho Junior celebrou o começo da entrega de um projeto que é sonho antigo do Litoral. “Esse centro de excelência vai atender as crianças da cidade e, também, os filhos dos turistas que visitam o Litoral e querem aprender a surfar, deixando um legado de profissionalismo para o esporte”, afirma.
“O surfe hoje é um esporte olímpico, cada vez mais profissional, e existe uma nova geração que sonha em se tornar atleta e disputar competições nacionais e internacionais, inclusive as Olimpíadas. Matinhos é um celeiro de grandes nomes do surfe brasileiro, e poder tirar esse projeto do papel, junto com a Prefeitura, a Secretaria do Esporte e a comunidade, é motivo de muito orgulho para o Governo do Estado”, acrescenta.
Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a autorização marca o início de um sonho antigo da comunidade local e representa um investimento estratégico no futuro do esporte paranaense.
“Essa escola do surfe é um sonho de Matinhos. Nós estamos falando de uma cidade que é celeiro de grandes nomes do surfe, com uma das melhores ondas do Brasil e do mundo. Daqui já saíram atletas que levaram o nome do Paraná para competições nacionais e internacionais, e agora vamos ter uma estrutura completa, com instrutores especializados, tudo bancado pelo Governo do Estado, para formar novas gerações e, com certeza, futuros medalhistas olímpicos”, afirma.
Segundo ele, a obra já entra em ritmo acelerado. “A licitação foi concluída, a empresa já está trabalhando e a nossa expectativa é avançar rapidamente para entregar esse espaço que vai colocar Matinhos ainda mais como referência do surfe brasileiro”, destacou o secretário.
O diretor técnico da Federação Paranaense de Surfe e morador de Matinhos, Darian Rodrigo Ledesma, destacou a importância histórica do início das obras. “Esse é um sonho de mais de 30 anos. A escola de surfe já existia, mas sem um espaço adequado. Agora teremos uma estrutura maior, que vai permitir atender mais crianças e garantir o futuro das novas gerações do surfe paranaense. Muitos atletas de ponta que temos hoje saíram de projetos como esse, e sem o apoio do Governo do Estado nada disso seria possível”, ressalta.
Quem já sente o impacto da iniciativa é a jovem surfista Isabela Oliveira da Silva, de 11 anos, moradora de Matinhos e beneficiária do programa Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Estado. Para ela, a nova sede vai incentivar ainda mais crianças a se aproximarem do esporte. “Eu achei bem legal, porque vai incentivar outras crianças a aprenderem a surfar. A gente aprende mais, se diverte e perde o medo do mar. O surfe é estar junto com a natureza, e isso é muito importante”, conta.
O prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, também celebrou o início das obras e ressaltou o simbolismo do projeto para o município. “Esse é um sonho antigo da cidade que agora sai do papel. Matinhos é um celeiro de campeões e essa escola vem para fortalecer ainda mais o surfe, dando oportunidade para que as crianças comecem no esporte e sigam uma trajetória de crescimento. É um projeto que se torna exemplo não só para o Paraná, mas para o Brasil”, salienta.
Com investimento de R$ 2,4 milhões do Governo do Paraná, a obra será executada pela empresa Accor, vencedora do processo licitatório. A expectativa é que a escola seja entregue para a próxima temporada de verão.
ONDAS CONHECIDAS – Matinhos está no radar de surfistas do Brasil pelas características naturais do litoral paranaense. As ondulações que chegam à região vêm predominantemente do Sul, o que, aliado ao posicionamento geográfico da costa e à formação rochosa próxima à praia, cria condições ideais para a formação de ondas longas e consistentes.
A configuração em formato de baía faz com que as ondas “quebrem para a direita”, desenhando um trajeto contínuo e técnico que atrai surfistas de todo o País. Devido à semelhança geográfica e à qualidade das ondas, o pico ganhou o apelido de “Matinhos Bay”, em referência a Jeffreys Bay, na África do Sul, considerada uma das melhores direitas do mundo.
PRESENÇAS – Também participaram do evento o vice-governador Darci Piana e autoridades municipais.
Agência Estadual

