Ações para a saúde da mulher são intensificadas no Outubro Rosa

Por Redação 4 min de leitura

Municípios intensificam ações do Outubro Rosa, com horários diferentes para exames e programação especial durante o mês.

Os municípios da região Centro Sul estão intensificando os serviços para saúde da mulher neste mês de outubro, em alusão à campanha do Outubro Rosa, que procura chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero através dos exames de rastreamento. Entre as programações estão Dia D e horários diferenciados para a realização de exames.

A intensificação dos exames neste período procura evitar os números alarmantes de casos diagnosticados de câncer de mama e de colo de útero. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê que o estado tenha 3,7 mil casos de câncer de mama neste ano. “O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres. Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, o segundo que mais aparece na população feminina, e que constitui-se a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil”, explica a chefe da 4ª Regional de Saúde, Jussara Kublinski.

Ela ainda afirma que esses tipos de câncer têm nos exames de rastreamento a sua principal forma de prevenção. “Os dois tipos de câncer têm chances altíssimas de cura caso descobertos em estágios iniciais. Para a mama, a cura fica em torno de 90% se o tumor for diagnosticado precocemente. No caso do colo do útero, chega a 100%. A cura é alta, quanto mais cedo for descoberto. Para isso, as únicas coisas que as mulheres precisam fazer são os exames de prevenção, que são simples e estão disponíveis na rede pública”, alerta.

Exames

Segundo a chefe da 4ª Regional, a realização de exames de prevenção na região tem tido boas taxas. De acordo com dados repassados pela Regional, neste ano, foram mais de 2 mil mamografias feitas e mais de 7 mil exames preventivos de câncer de colo de útero com a população alvo.

Os municípios que mais fizeram exames na região foram Irati e Imbituva, os dois municípios com as maiores populações. Irati realizou 2607 exames e Imbituva 1194 exames.

Dentre os municípios com menor número de habitantes, Fernandes Pinheiro se destaca. Com uma população de quase 6 mil habitantes, o município realizou 367 exames de preventivo de câncer de colo de útero nas mulheres alvo para a realização do exame. O número é próximo ao de Guamiranga que realizou 385 exames, sendo que a cidade tem quase de 3 mil habitantes a mais que Fernandes Pinheiro.

Em Rebouças, que tem população de quase 15 mil habitantes, foram realizados 737 exames de preventivo de colo de útero. São 142 exames a mais do que Rio Azul, que possui uma população de pouco mais de 15 mil habitantes. Comparado à Mallet que tem quase 14 mil habitantes, por exemplo, Rebouças realizou 457 exames a mais.

Nas mamografias, os municípios maiores, Irati e Imbituva, continuam a ser os que mais realizaram exames. Rio Azul e Rebouças, que possuem uma diferença de menos de 150 habitantes, tiveram um número parecido na quantidade de mamografias. Rebouças realizou 220 exames e Rio Azul, 224 exames.

Mortalidade

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde comprovam aquilo que as autoridades apontam durante a campanha: as principais vítimas do câncer de mama são as mulheres com mais de 60 anos.