Jovem de 19 anos aposta no empreendedorismo rural

Por Redação 2 min de leitura

Após tentativas de trabalhar na cidade, um jovem iratiense de 19 anos decidiu apostar no empreendedorismo rural. Com o cultivo de morangos, Lucas Roik, morador da comunidade Invernadinha, tem conseguido crescer e desenvolver o seu negócio.

Ele conta que antes de trabalhar no campo, tentou trabalhar na cidade por um ano, mas o deslocamento de 14 km, todo dia à cidade e a baixa remuneração o estimularam a empreender.

A iniciativa de empreender com o cultivo de morangos veio após a realização de diversos cursos ainda na adolescência. Com 16 anos ele fez um curso através do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), de inclusão digital, com o instrutor Sergio Krepki. Depois sucederam outros cursos, entre eles o cultivo de morango, onde teve conhecimentos sobre diferentes sistemas de plantios como o cultivo semi-hidropônico suspenso, uma técnica atualmente muito usada pelos produtores.

Através dos cursos, visitas técnicas e apoio da secretaria da Agricultura e Emater reuniu conhecimentos para seu próprio negócio, a produção de morangos.

Lucas possui atualmente 6 mil pés de morango, cultivado no sistema de canteiros. “Futuramente pretendo partir para o cultivo semi-hidropônico devido à praticidade”, conta.

A venda é concentrada na propriedade através do sistema colhe e pague e também para alguns restaurantes da BR 277.

Texto: Assessoria Senar

Foto: Divulgação