Ordem de serviço para início das obras do Ginásio da Unicentro é assinada

Por Redação 3 min de leitura

A empresa contratada através de processo licitatório tem até 30 dias para iniciar a obra

Na tarde de sexta-feira (15) foi assinada a ordem de serviço para o início das obras do novo Ginásio de Esportes da Unicentro. O evento aconteceu no auditório Denise Stoklos na Unicentro.

O projeto do Ginásio de Esportes tem ao todo 2.940 m² de área construída, que contará com uma quadra poliesportiva, salas de aula, depósitos, banheiro públicos e vestiários para atletas, além de incluir acessibilidade em todo o projeto. A capacidade total de público será de 810 pessoas.

A construção do ginásio será feita em três etapas. Nesta primeira etapa foram liberados R$500.657,14, através do deputado federal Sandro Alex, que serão usados para fazer a estrutura de fundação da obra. O recurso será destinado especialmente para a construção de sapatas, alavancas e vigas baldrames, além dos pilares de cobertura e as vigas, pilares e lajes da arquibancada. Na segunda etapa será erguido o ginásio e na terceira etapa está previsto a realização de acabamentos na obra. A previsão é que tenha ao todo um recurso de R$ 3 milhões.

Segundo o reitor da Unicentro Aldo Nelson Bona, o recurso já havia sido destinado há algum tempo, mas diversos fatores fizeram com que a ordem de serviço demorasse a ser assinada. “Primeiro a liberação da autorização da universidade para que pudesse executar a obra e depois inúmeras tentativas de licitação desertas. Nós tivemos três processos licitatórios desertos, ou empresa inabilitada. Não conseguia contratar a obra até que por fim no quarto processo licitatório deu certo”, conta. A empresa responsável pela execução desta primeira etapa é a Proenerg Engenharia LTDA.

Com a assinatura da ordem de serviço, a empresa tem até 30 dias para iniciar a obra. Segundo Aldo, a previsão é que até o fim deste ano a primeira etapa já esteja pronta e que a obra seja finalizada completamente no início de 2019. Contudo, isso dependerá da liberação de recursos para desenvolver as etapas restantes. “Nós já estamos trabalhando com o auxílio do deputado Sandro Alex para a segunda etapa de recursos necessários para a execução da obra. Se a gente puder contar com a liberação regular dos recursos é possível o término do ginásio no primeiro semestre de 2019”, explica.

De acordo com o reitor, o ginásio ajudará os alunos do Curso de Educação Física, mas também será aberto ao público, através dos projetos de extensão universitária. “É uma estrutura elementar e fundamental para a formação de alunos do curso de Educação Física, mas, entretanto é aberto para todos os estudantes do campus e fundamentalmente acho que é um grande interesse nosso do pessoal de Educação Física, uma estrutura para servir a comunidade. Inúmeros projetos de extensão que a universidade desenvolve hoje no Batatão e em outros espaços no centro da cidade, continuará desenvolvendo nesses lugares, mas poderá desenvolver aqui também para atender a comunidade local, a comunidade do bairro Riozinho, de Engenheiro Gutierrez, então fundamentalmente esta é a perspectiva da extensão do atendimento à comunidade pela extensão universitária”, comentou.

O deputado federal Sandro Alex comentou os investimentos trazidos &agrav