Paranaenses devem comprar mais presentes neste Natal

Por Redação Hoje Centro Sul 3 min de leitura

Intenção de compra cresce e vestuário segue como principal escolha aponta Sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR

Os paranaenses estão mais inclinados a presentear neste fim de ano. Sondagem da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR mostra que 67,2% dos consumidores do estado pretendem comprar presentes de Natal em 2025. O índice supera o registrado no ano passado, quando 63,5% declararam a mesma intenção. Outros 18,4% ainda estão indecisos e 14,4% não pretendem gastar.

Regiões

A região Central, que abrange municípios como Guarapuava e Ponta Grossa, lidera o entusiasmo natalino, com 77,6% dos entrevistados planejando presentear. Em seguida aparecem Sul e Sudoeste (71,5%), Leste, RMC e Litoral (70,7%), Noroeste e Maringá (69,3%), Curitiba (68%), Oeste (62%) e Norte (56,6%).

A maior parte dos paranaenses (70,8%) pretende presentear até cinco pessoas. Outros 23,1% planejam adquirir itens para um grupo entre seis e dez, enquanto 6,1% devem oferecer lembranças a mais de dez pessoas.

Conforme analisa o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, no conjunto, a sondagem mostra que o Natal deve movimentar o varejo paranaense em um ambiente de consumo estável, com forte presença digital, tíquete mais moderado e escolhas guiadas por atributos de qualidade e confiança. “A pesquisa apontou crescimento na intenção de presentear neste Natal em nosso estado, sendo que a demanda se concentrará nos bens tradicionais e a tomada de decisão para a compra será baseada principalmente na qualidade do produto”, observa.

“Com relação ao local preferido para as aquisições, a internet tende a superar por uma pequena margem o comércio de rua. A modalidade de pagamento dominante será cartão de crédito parcelado, ou seja, o consumo atual tende a ser pago predominantemente com a renda futura”, complementa.

Tipos de presentes

Os itens de vestuário permanecem como a escolha mais frequente dos consumidores, com 61,1% das citações, embora tenha recuado em relação aos 68,5% registrados em 2024. Os brinquedos seguem estáveis, com 43,9%, enquanto a procura por calçados caiu para 18,8%. Perfumes e cosméticos também tiveram redução, passando de 23,2% no ano passado para 16,7% em 2025. Já as lembrancinhas e o artesanato mantiveram o patamar do ano anterior (10,6%), e os eletroeletrônicos caíram de 12,8% para 9,5%.

As mulheres têm maior propensão a comprar brinquedos (47% ante 40% dos homens) e lembrancinhas ou artesanato (14,3% ante 6,5%). Entre os homens, a compra de eletrônicos é mais intensa: 15,1%, contra 4,1% entre as mulheres.

Local de compra

A internet será o principal canal de compra, escolhida por 48,2% dos consumidores, proporção que supera ligeiramente o comércio de rua, cuja soma entre lojas do centro e de bairro chega a 47,1%. A preferência pelo meio digital é mais acentuada entre os homens, com 51% de citações, contra 45,5% das mulheres. Já os shoppings devem concentrar cerca de 31,3% do movimento no fim de ano.

Fatores de influência  Antes de decidir, 81,7% dos entrevistados pesquisam preços, e a internet é o principal meio para isso, utilizada por 79,5% dos que comparam valores. No momento da compra, os fatores que mais influenciam são a qualidade do produto, com 21,5%, o atendimento do vendedor (16%), custo-benefício (14,6%) e preço baixo (13,8%).

Karla Santin