Irati terá R$ 105 milhões para pavimentação de ruas, anunciam deputado Hussein e prefeito Emiliano

Por Redação Hoje Centro Sul 4 min de leitura

Confira todas as ruas que, de acordo com a planilha divulgada, deverão receber obras de pavimentação asfáltica ou recapeamento. Algumas delas, com início previsto para o primeiro trimestre de 2026, segundo o deputado Hussein Bakri

Na manhã de quinta-feira (04), o prefeito de Irati Emiliano Gomes e o deputado estadual Hussein Bakri anunciaram R$ 105 milhões em investimentos estaduais para a melhoria da  infraestrutura viária em Irati. As obras contemplam a execução de asfalto em ruas que ainda não tem nenhum tipo de pavimento e também recape de ruas com pavimentação em pedras irregulares.

Deverão ser asfaltadas, conforme planilha divulgada pelo prefeito e pelo parlamentar,  ruas sem nenhum tipo de pavimentação localizadas nos bairros:  Tucholka, Nhapindazal, Alto da Glória II, Choma, Vila Nova, Santa Fé, DER, São Francisco, Vila Matilde, Santa Mônica, Alto da Lagoa,  Lagoa, Vila Raquel, Engenheiro Gutierrez, Jardim Orquídea, Centro, Colina Nossa Senhora das Graças, Jardim Aeroporto, Vila São João e Camacuã. Conforme a planilha divulgada, esta pavimentação totalizará 36.532,52 metros e foi dividida em 12 lotes, com várias ruas em cada um dos lotes. 

O recapeamento em trechos de ruas que já possuem pavimentação em pedra irregular deverá contemplar 80 trechos de ruas de vários bairros, como Centro, Rio Bonito, Canisianas, dentre outros locais da cidade. Ao todo, serão 22.303,30 metros de recape, divididos em dois projetos.

“Na gestão, a gente vem olhando para tudo isso com extremo zelo, extrema responsabilidade pelo volume e quantidade de obras que Irati terá a partir do próximo ano. Então, estou muito contente, muito feliz. A partir de janeiro, os trabalhos se intensificam para que a gente possa, de fato, dar início às licitações e, na sequência, as ordens de serviço”, destaca o prefeito Emiliano.

Recursos

O deputado Hussein Bakri enfatiza que todas as obras anunciadas já tem recursos assegurados no orçamento do estado.  “Eu não cometeria o deslize de vir aqui e falar disso se eu não tivesse a garantia do governador Ratinho Júnior e do município, primeiro passo. Segundo passo, abrir a prioridade do sistema. O que é abrir prioridade? Abriu prioridade, o dinheiro está lá. Aqui esse município já está aberto à prioridade”, disse Hussein. 

Ele afirma que tem cuidado de todos os processos que envolvem os projetos de pavimentação de Irati. “Como que é cuidar? Primeiro lugar, garantir recursos. Os recursos estão 100% garantidos”, diz.

Entretanto, vários dos convênios entre o Município de Irati e o Governo do Estado para as obras anunciadas ainda não foram assinados. Devido à lei eleitoral, os convênios que não forem assinados em 2025, poderão ser firmados em 2026, mas terão de ter contrapartida municipal para a execução das obras.

Hussein destaca que a expectativa é de poder assinar a maior quantidade possível de convênios ainda este ano. “Nós vamos lutar até o último momento. Eu vou parar de trabalhar só nos últimos dias do final do ano. Vou cuidar dos meus municípios, dos meus prefeitos para que nós possamos assinar o convênio”, pontua. 

Mesmo que nem todos os convênios relativos às obras sejam assinados até 31 de dezembro, o prefeito de Irati demonstra tranquilidade. “Na verdade, essa ideia do governador de não ter contrapartida este ano é muito inovadora. Isso nunca teve. Sempre, em todas as obras, há contrapartida, apenas neste ano que não”, diz Emiliano.

Ele cita, como exemplo, de projeto que ficará para ser conveniado em 2026, a revitalização do Parque Aquático. “Provavelmente, vão ficar algumas obras para que a gente possa conveniar no próximo ano. Mas, todas elas, o importante é que está garantido o trâmite, a articulação e algumas obras no próximo ano, se a gente tiver que ter contrapartida, como, por exemplo, o parque, a reestruturação do Parque Aquático, a revitalização, nós vamos ter que conceder contrapartida, o que é algo natural”, afirma o prefeito de Irati.

O início das pavimentações

A expectativa, segundo o deputado Hussein, é que as obras de asfalto e recape tenham início já no primeiro trimestre de 2026. “Na minha opinião, essas obras já estarão começando no máximo em março do ano que vem”, diz Hussein.

Confira todas as ruas que deverão receber obras

Letícia Torres