Semana do Voto Jovem: escolas estaduais recebem atendimento entre os dias 10 e 14

Entre os dias 10 e 14 de novembro, a Justiça Eleitoral do Paraná realiza a Semana do Voto Jovem em 37 municípios do estado. Durante o mês, 28 escolas da rede estadual irão receber mutirões de atendimento para emissão da primeira via do Título de Eleitor e 15 Fóruns Eleitorais promoverão palestras e atividades sobre a participação dos jovens no processo eleitoral. Em Irati, as atividades ocorrem no Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira.
A abertura da Semana do Voto Jovem acontece nesta segunda-feira (10), às 8h, no Colégio Estadual Julia Wanderley, em Curitiba, com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, do juíz-membro da Corte e diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), desembargador eleitoral Osvaldo Canela, e do secretário de estado da Educação (SEED), Roni Miranda Vieira.
O projeto faz parte da campanha Voto Jovem para as Eleições 2026, e tem como objetivo incentivar jovens com idade igual ou superior a 15 anos a emitirem o Título de Eleitor, além de facilitar o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral.
Voto Goods
Além dos mutirões de atendimento, a campanha também conta com atividades didáticas e recreativas para os jovens. Entre os materiais produzidos para a campanha, estão os “Voto Goods”, ilustrações para colorir inspiradas na coleção de livros que fez sucesso entre crianças, jovens e adultos.
Os materiais, desenvolvidos pela Seção de Comunicação Visual (SCV) do TRE-PR, contam com dois personagens símbolos da Justiça Eleitoral do Paraná: a Urninha e a Gralha Confere, além de outros símbolos paranaenses como o pinhão e o pinheiro araucária.
Os “Voto Goods” serão distribuídos nas escolas que irão receber os mutirões, com o objetivo de conectar os jovens com o voto e a Justiça Eleitoral. Quem colorir, pode tirar uma foto e marcar o @ do TRE-PR nas redes sociais. Todas as pinturas serão republicadas pelo perfil do Tribunal no Instagram.
Voto Jovem
O Título Eleitoral pode ser tirado a partir dos 15 anos de idade, no entanto, somente ao completar 16 anos a adolescente ou o adolescente pode votar, e aos 18 anos, o voto passa a ser obrigatório. Não é necessário a presença dos pais ou responsáveis para o alistamento eleitoral.
Para realizar o procedimento, o jovem deve apresentar seu documento de identificação original com foto e um comprovante de residência. Jovens do gênero masculino que completam 19 anos de idade, devem apresentar o documento de quitação com o serviço militar.
O prazo para a emissão, a regularização ou para a atualização de dados do Título de Eleitor para às Eleições 2026 termina em 6 de maio de 2026.
Assessoria TRE

