Comunidade Bethânia de Irati é contemplada com usina fotovoltaica

Por Redação Hoje Centro Sul 2 min de leitura

Projeto contemplado foi por meio do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e representa um avanço em sustentabilidade ambiental e social

O Recanto da Comunidade Bethânia, localizado em Irati (PR), foi contemplado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fomecom a implantação de uma usina de energia fotovoltaica. O projeto, intitulado Luz da Vida, representa um avanço expressivo na sustentabilidade financeira e ambiental da instituição, contribuindo diretamente para a redução das despesas com energia elétrica e fortalecendo o acolhimento de pessoas em processo de restauração. O recurso é oriundo de emenda impositiva, uma indicação do deputado federal Luciano Ducci.

A iniciativa marca um importante passo na consolidação de práticas sustentáveis dentro das comunidades terapêuticas. Com a diminuição dos custos operacionais, os recursos poderão ser direcionados para ações essenciais, como o acolhimento e a reinserção social de dependentes químicos. Segundo o administrador do recanto, Kelvin Lucas Borges dos Santos, a economia gerada permitirá ampliar o alcance dos programas já desenvolvidos e investir em melhorias contínuas no atendimento aos filhos acolhidos.

Além do recanto de Irati os recantos de São João Batista, Cianorte, Uberlândia e Italva também possuem usinas instaladas gerando uma economia de mais de R$ 20 mil todos os meses.

Comunidade Bethânia de Irati

Atualmente, o Recanto Comunidade Bethânia de Irati oferta 24 vagas para acolhimento voluntário masculino e feminino, em regime de acolhimento integral. Indiretamente, cerca de 150 familiares e participantes de grupos de apoio também serão beneficiados pelo projeto. Esses grupos têm como foco o fortalecimento das relações familiares e comunitárias com os filhos de Bethânia, promovendo a recuperação integral e contribuindo para uma reinserção social efetiva.

Usina

A usina fotovoltaica será composta por painéis solares de alta eficiência, inversores e equipamentos de conversão de energia solar em eletricidade, garantindo autonomia energética para a instituição. Além da instalação dos sistemas, o projeto inclui ações educativas voltadas aos colaboradores e acolhidos, com treinamentos sobre o funcionamento da tecnologia e práticas de consumo consciente.

Assessoria Comunidade Bethânia

Tags: