Segundo IBGE, no Paraná mais de 546 mil pessoas se deslocam para trabalhar fora do município onde moram

Carro e ônibus foram os principais meios de transporte para o trabalho no Paraná
O Paraná tinha 546.993 pessoas trabalhando em outro município no ano de 2022. Esse número representou 12,42 % dos paranaenses que trabalhavam fora de casa e se deslocavam diariamente, ou pelo menos três vezes na semana, entre o domicílio e o trabalho.
Os dados são da amostra sobre Deslocamento para Trabalho e para Estudodo Censo Demográfico 2022, divulgada hoje (9) de forma preliminar pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 5 municípios paranaenses, mais da metade das pessoas consultadas no levantamento trabalhavam fora do seu município de residência: Fazenda Rio Grande, Campo Magro, Piraquara, Almirante Tamandaré e Sarandi.
Em número absolutos, Colombo tinha 44.669 pessoas trabalhando em outro município, a maior quantidade do estado. Na capital do estado, 40.307 pessoas se deslocavam para trabalhar em outro município. No outro extremo, 3 municípios lideraram o ranking paranaense de municípios com menores percentuais (menos de 1%) de pessoas trabalhando em outra cidade: Rosário do Ivaí, Cândido de Abreu e Bituruna.
Em Curitiba, apenas 5,63% dos trabalhadores trabalhavam fora do seu município de residência, número que representou 40.307 mil pessoas. A capital foi a 5ª do país em maior percentual.
Em Foz do Iguaçu, 3,21% dos trabalhadores têm como local de exercício do trabalho principal, um país estrangeiro, seguido por Santa Terezinha do Itaipú (1,84%).
O automóvel é o favorito no deslocamento para o trabalho em outro município
A maioria dos paranaenses que trabalhavam em um município diferente daquele onde residiam usavam automóvel (44,1%) no deslocamento para o trabalho principal. O ônibus foi o segundo meio de transporte mais usado (36,8%), seguido por motocicleta, em terceiro (11,7%).
Automóvel lidera no deslocamento para o trabalho no mesmo município de moradia. Entre os mais de 1,68 milhão de moradores do Paraná que trabalhavam fora de casa, mas no mesmo município da moradia, o carro liderou como meio de transporte no deslocamento para o trabalho (38,3%). Já o deslocamento a pé foi o segundo meio mais citado (15,6%) pelos paranaenses que trabalham no município de moradia.
Em Curitiba, a maioria das 675.694 mil pessoas que trabalhavam e moravam na cidade usavam o automóvel (46,3%), em relação ao total geral. O ônibus era a segunda opção com 25,42% e a pé a terceira, com 10,87%. Motocicleta ficou em quarto lugar na capital do estado (4,6%).
Tempo de deslocamento
No município de Laranjal, 12% dos trabalhadores levavam em média mais de 2 até 4 horas para se deslocarem do domicílio até o trabalho principal. Sarandi foi o município paranaense que mais utilizou a motocicleta como modal de transporte (26,3%), ao passo que 15,41% dos trabalhadores do município gastavam até 1 hora por dia para o deslocamento até o trabalho principal. Em Vitorino, 29,8% dos trabalhadores utilizavam o automóvel para se deslocar gastando até 1 hora por dia. Já em Ramilândia, o ônibus era o principal modal de transporte (42,9%).
Automóvel e ônibus dominaram o transporte para o trabalho no Paraná
O Censo 2022 investigou, pela primeira vez, o meio de transporte utilizado no deslocamento para o trabalho. No Paraná, predominou o uso do automóvel, principal meio de locomoção para 44,6% da população ocupada que trabalha fora do domicílio – o terceiro maior percentual do país, atrás apenas de Santa Catarina (48%) e Distrito Federal (45,2%). Em seguida, o ônibus aparece como o segundo modal mais usado no estado, com 17,1%. O deslocamento a pé é realizado por 15,9% dos trabalhadores, ultrapassando, inclusive, a motocicleta que é usada por 12,8%, e a bicicleta, utilizada por apenas 5,3% dos trabalhadores. Em números absolutos, são 2,05 milhões de pessoas que usam carro, 782 mil que utilizam ônibus, 721 mil que vão a pé, 578 mil que usam motocicleta e 238 mil paranaenses que vão de bicicleta para o trabalho.
No ranking nacional, o Paraná apresentou o 7º menor percentual do país de pessoas utilizando bicicleta (5,2%) como meio de transporte principal no deslocamento para o trabalho.
Agência IBGE