Helio de Mello é indiciado por crimes sexuais envolvendo menores de idade e tem prisão preventiva decretada

Helio de Mello, de 55 anos, que atuava como professor em uma escola estadual rural de Irati, se encontra foragido após ser alvo de uma série de denúncias de crimes sexuais, conforme informou o Ministério Público do Paraná (MP-PR). O caso ganhou repercussão após a revelação de que ele é acusado de crimes sexuais envolvendo menores de idade.
As denúncias foram formalizadas em um processo que menciona os episódios de atos ilícitos atribuídos a Mello.
A investigação teve início a partir de uma denúncia anônima feita pelo Disque 100, que acionou a Polícia Civil e o Conselho Tutelar. De acordo com a Polícia Civil, o trabalho de investigação contou com escutas especializadas e colheita de depoimentos de adolescentes, ex-alunos e funcionários da escola. Um dos depoimentos mais impactantes veio de pais de um aluno que relataram ter encontrado mensagens de natureza sexual trocadas entre Helio e seu filho.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu o inquérito policial e indiciou um homem, de 55 anos
Em resposta às sérias acusações, a Justiça atendeu ao pedido do MP-PR e afastou Helio de Mello do cargo de professor em 31 de agosto. Além disso, foram impostas três medidas cautelares: a proibição de acesso à escola, a restrição de contato com os alunos e a suspensão do cargo público.
No cenário político, Helio, que estava em seu sexto mandato como vereador, renunciou ao cargo em setembro, pouco depois de ter solicitado uma licença. O 1º suplente pelo PL, João Leuch Sobrinho, tomou posse, enquanto Selmo de Lima Vieira (PODE) assumiu a presidência da Câmara Municipal.
O advogado de defesa de Helio ainda não se manifestou.
Como denunciar casos de abuso?
Esse caso traz à tona a importância de escutarmos as vozes das vítimas e a necessidade de um sistema de proteção que garanta a segurança de nossas crianças e adolescentes. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 197, Disque Denúncia 100, ou diretamente na Delegacia de Irati pelo telefone (42) 3422-5176.
Da Redação
