Combate ao abuso e a violência infantil é tema da 2ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim

Na manhã do dia 02 de outubro, aconteceu a 2ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim – Legislatura 2025. Durante a Sessão, os vereadores apresentaram requerimentos solicitando diversas melhorias nas escolas e estradas rurais. A Sessão foi prestigiada pelos vereadores Silvana Teresinha Rzepka e Marcelo Duda, diretoras, professoras, pais e alunos. A Tribuna Popular foi utilizada pelo Departamento de Atenção à Primeira Infância, Criança e Adolescente e por representantes do Conselho Tutelar de Irati, que trouxeram orientações às crianças sobre as várias formas de abuso e violência e como denunciar.
Durante a Ordem do Dia, os Mirins apresentaram junto com seus suplentes diversos requerimentos. Lanna Maria e sua suplente Stefany da Escola Municipal João Paulo II, requereram a construção de uma calçada na rua em frente a instituição, garantindo maior acessibilidade e segurança aos alunos, pais e comunidade escolar que utilizam diariamente esse trajeto. Nátali Gabrieli e sua suplente Heloísa da Escola Municipal do Campo dos Colonizadores, solicitaram a instalação de cobertura na entrada da escola até o refeitório, visto que em dias chuvosos este acesso se torna difícil. Sofia Aparecida e sua suplente Júlia Beatriz da Escola Municipal Professora Antonina Fillus Panka recomendaram a instalação do lote de piso paver que o presidente da Associação do bairro, Sr. Giovane Miguel dos Santos, e o “amigo da escola”, Sr. Igor de Oliveira, conseguiram através do ex-secretário, Robson Raffo. “Estamos esperando somente a mão de obra para que o nosso pátio fique adequado para a circulação dos alunos”, justificaram as mirins.
Laura e seu suplente Vincius da Escola Municipal Ana Amaral Gruber, requereram a realização de diversas providências para melhorias na escola, com o intuito de oferecer mais segurança e qualidade ao ambiente escolar. Leonardo e sua suplente Maria Eduarda da Escola Municipal do Campo Esperança Carignano Chuilki, solicitaram que seja realizado um “Show de talentos” em espaço público ou escolar com os alunos das Classes Especiais, com o objetivo de aproximar os alunos da comunidade escolar rompendo barreiras de preconceito e valorizando estes alunos. Nicollas Emanuel e sua suplente Melody Victória da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento, recomendaram a construção de duas novas salas de aula, uma para atender os alunos de Altas Habilidades/Superdotação e outra para o atendimento dos alunos da Sala de Recursos Multifuncional com Deficiência Visual e Auditiva. João Gabriel e sua suplente Julia da Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa solicitaram providências quanto à necessidade urgente de reparos no calçamento em torno da Escola, bem como a construção de um muro no estacionamento de nossa instituição de ensino.

Henrique e seu suplente Bruno da Escola Municipal Olaria Filipaki requereram que sejam avaliadas e implementadas diversas melhorias voltadas à acessibilidade e inclusão nas escolas e espaços públicos do município. Giovana e seu suplente Davi Lucas da Escola Municipal Irmã Helena Olek, solicitaram a ampliação da área de estacionamento, alterando a posição em que os veículos estacionam em frente à praça passando a ser no sentido vertical e não horizontal, de modo a aumentar a capacidade de vagas disponíveis, atendendo à grande demanda existente. “Além disso vemos a necessidade de mudança do trecho compreendido entre a rotatória e a praça, atualmente de mão dupla, para sentido único”, alertaram. Ana Laura e sua suplente Louise, da Escola Municipal do Campo Atalino Borges de Lima, recomendaram melhorias e manutenção periódica, com serviços de patrolamento e cascalhamento, nas estradas rurais que servem de trajeto para o transporte escolar, especificamente: Estradas da região do Pirapó; Estrada que liga o Pirapó à Boa Vista; e Estrada que liga o Pirapó ao Guamirim. “Tais vias encontram-se em más condições de trafegabilidade, forçando os veículos a trafegar em zig-zag para desviar dos buracos”, justificaram.
O Presidente Leonardo solicitou o encaminhamento de ofício ao Presidente da Câmara Selmo de Lima Vieira com os requerimentos aprovados na sessão, para que sejam tomadas as providências necessárias para a entrega dos mesmos ao Prefeito Emiliano Gomes. A palavra-livre da Sessão foi utilizada por vereadores e suplentes que parabenizaram os Professores pelo Dia 15 de outubro. Os Mirins renderam homenagens e gratidão aos professores, que com esforço diário constroem um mundo melhor através da educação.
Ao final da Sessão, a Pedagoga do Departamento de Atenção à Primeira Infância, Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Assistência Social – Claudia Bonete, acompanhada da conselheira tutelar – Simone Aparecida Labiak e da pedagoga, técnica da escuta especializada – Larissa de Fátima Chaves, realizou uma apresentação sobre abusos, alertando as crianças que “Nem todo Carinho é bom.” E, que toque bom não é forçado, não machuca, não é escondido, traz conforto e alegria, pode ser feito na frente de todo mundo e não te deixa com vergonha, com medo ou com raiva. “Já o toque ruim: “pedem que não conte a ninguém; muitas vezes é feito em lugar escondido; te deixa triste, com medo ou com raiva; agoniado, ansioso e confuso; faz sentir vergonha de contar para alguém, muitas vezes te faz sentir culpa e machuca, causa dor e sofrimento”, alertou. Claudia ainda orientou as crianças sobre o que fazer em situações de abuso: “Diga não, grite, saia correndo e conte para alguém”. Os Mirins e as professoras fizeram bastante perguntas, sanaram dúvidas e ainda deram algumas sugestões sobre o tema.
O Presidente da Câmara Mirim, Leonardo Cabral, agradeceu a participação da Pedagoga Claudia por sua contribuição tratando de um assunto tão importante e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo departamento, em conjunto com o Conselho Tutelar, na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Leonardo encerrou os trabalhos convocando os Mirins para a próxima Sessão Ordinária a ser realizada no dia 27 de novembro, às 9 horas.
Assessoria CMI