Moradora de Irati ganha vários campeonatos de tiro esportivo e sonha com as Olimpíadas

Por Redação Hoje Centro Sul 4 min de leitura

Nesta semana, até domingo (05), a atleta Vanessa Martins de Castro Machado participa de um torneio que faz parte do Campeonato da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE)

Vanessa Martins de Castro Machado descobriu uma nova paixão durante a pandemia: o tiro esportivo. Natural de São Paulo, ela reside em Irati desde 2020, é bióloga e começou a atirar buscando atividades ao ar livre em um período em que tudo estava fechado. Então, ela e o esposo conheceram o Ruva Clube de Tiro em 2021 e passaram a frequentar o espaço.

“Fiz o curso e logo já fiz uma prova para ver se eu tinha aptidão para tirar o meu CR [Certificado de Registro junto ao Ministério do Exército para atiradores]. Eu consegui, já tirei, fui muito bem na prova, até foi uma surpresa para todos nós ali, que eu nunca tinha pego numa arma e de repente fui bem na prova”, conta Vanessa.

Ao participar dos torneios internos do clube, ela relata que sempre ganhava, o que a animou e o que era inicialmente um hobby logo se transformou em uma carreira esportiva. Em 2022, ao saber de um campeonato nacional, em Curitiba, o Pro-armas, Vanessa se inscreveu. “Para a minha surpresa, eu fiquei em primeiro lugar no feminino, isso para todo o Brasil, e em oitavo no geral, que é homem e mulher”, relembra a atleta. 

Sua trajetória no tiro esportivo é marcada por várias medalhas e um notável destaque em um ambiente predominantemente masculino, evidenciando a diversidade que o esporte pode oferecer.
Nesta semana, ela participa do torneio regional de Caxias do Sul, que começou na quarta-feira (01) e vai até domingo (05), que faz parte do Campeonato da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) e envolve competidores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

“É um campeonato muito importante, lá tem pessoas, atletas que participam até de Olimpíadas”, menciona Vanessa, citando competidores de renome e destacando que o torneio reúne atletas de alta performance.

A moradora de Irati competirá na modalidade olímpica de tiro com pistola de ar, e também na modalidade de carabina calibre 22, de 25 metros e 50 metros, ambas de mira aberta.

Esporte para todas as idades

Com a vantagem de permitir a participação de atletas de diferentes faixas etárias, o tiro esportivo chamou a atenção de Vanessa, que acredita que a competitividade pode ser mantida ao longo de toda a vida.

“O tiro esportivo é legal por isso, não tem idade. Você precisa, é o que a mente, o foco, disciplina ali para poder acertar o alvo”, comenta a atleta de 45 anos de idade.

Ela relata que exercita constantemente a disciplina, a respiração adequada e o foco, habilidades que são imprescindíveis para bons resultados no esporte que pratica. Para isso, segue um rigoroso regime de treinamento diário, que inclui musculação e yoga.

Desafios e sonho em participar das Olimpíadas

Apesar de dedicação e das vitórias já alcançadas em diferentes campeonatos nacionais de tiro esportivo, a atleta enfrenta desafios, como os altos custos associados ao treinamento, que incluem a aquisição de munições e equipamentos.

“É um esporte caro, e muitas vezes precisamos contar as munições para equilibrar os treinos”, detalha. Ela acredita que um maior suporte de patrocinadores seria essencial para que mais talentos esportivos tivessem a chance de brilhar.

Sonhando em representar o Brasil nas Olimpíadas, Vanessa tem planos ambiciosos. “Estou trabalhando arduamente para isso”, diz. Ela explica que preparou um ciclo de três anos para buscar obter destaque em competições nacionais e sul-americanas que a qualifiquem para as Olimpíadas.  
Histórico no Esporte

Vanessa iniciou suas atividades no tiro esportivo em 2021, participando de seu primeiro curso na cidade de Irati. Desde então, conquistou várias classificações expressivas, incluindo o primeiro lugar na categoria Damas do Campeonato Nacional Pro-armas e o título de vice-campeã Brasileira em 2023. Além disso, ela se destacou como Campeã Brasileira no Tiro de Precisão de 50 metros e Vice-Campeã nos 25 metros em 2024.

Atualmente, representa Irati em diversas competições e é filiada a importantes confederações, como a Liga Nacional de Atiradores Desportivos (LINADE), Confederação Brasileira de Tiro Tático (CBTT) e Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE). 

Ciro Ivatiuk