Relevância nacional do cooperativismo é tema de evento da Unicentro em Prudentópolis

O curso de Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu a I Jornada de Cooperativismo. O evento ocorreu na última quinta-feira (21) no Câmpus Avançado de Prudentópolis e contou com duas palestras de profissionais da cooperativa de crédito Sicredi.
A primeira delas foi proferida por Helton César Kolecha, diretor executivo da Sicredi Centro-Sul PR/SC/RJ. Ele contou um pouco sobre a sua atuação profissional e sobre o papel do cooperativismo de crédito para o desenvolvimento econômico brasileiro. Há quase 30 anos no ramo, Helton é um dos diretores responsáveis por 36 agências do Sicredi na região, além de dez agências no Rio de Janeiro e duas em Santa Catarina.
“Hoje mais de 50% dos municípios do Brasil têm uma cooperativa de crédito. São praticamente dez mil agências, somando todos os tipos de cooperativas. E é um mercado altamente organizado, fiscalizado, autorizado e governado pelo Banco Central do Brasil. Hoje as cooperativas fazem parte do sistema financeiro nacional, então é um mercado de trabalho muito interessante e promissor”, comenta o palestrante.
Na sequência, a gerente de desenvolvimento de negócios da Sicredi Centro-Sul, Jessyca Layane Savio Mazur, falou sobre planejamento financeiro pessoal e familiar. Para a administradora, são vários fatores que influenciam a forma como cada um lida com o dinheiro.
“É um tema que se conecta muito com a área de formação deles, mas que também deve ser levado para a vida pessoal. Tentei trazer algumas sugestões sobre como olhar para as despesas e para a renda familiar, também pensando no contexto da longevidade, em como estamos nos preparando para a velhice”, pontua.
Coordenador do evento, o professor Antônio João Hocayen da Silva conta que a jornada faz parte de uma série de atividades do curso alusivas a uma campanha da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas.
“Ao redor do mundo, estamos comemorando a importância, a relevância e a contribuição – social, econômica, cultural, política, ambiental – das organizações cooperativas. Em junho, realizamos um evento similar em Irati e vamos encerrar essa programação entre outubro e novembro com o CEOC [Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria], que neste ano terá esse mesmo tema”, salienta o docente.
Assessoria Unicentro

