Continuidade do asfalto entre Teixeira e a BR 277 deverá ser licitada em setembro, conta Ivanor

Por Redação Hoje Centro Sul 5 min de leitura

De acordo com o prefeito Ivanor Muller, além das obras de pavimentação, o município foi contemplado recentemente com 20 novas casas populares e tem expectativa de receber recursos para uma nova creche. Além disso, é prioridade da gestão trabalhar para que o hospital possa ser inaugurado em breve

Para dar continuidade à pavimentação que liga a cidade de Teixeira Soares à BR 277, via estrada da Gruta, no início do mês de setembro a Prefeitura Municipal realizará uma licitação que definirá a empresa para executar três quilômetros de pavimentação. Iniciada em anos anteriores, a obra está sendo realizada por etapas e já há outros trechos com recursos assegurados, de acordo com o prefeito Ivanor Muller.

“Agora em setembro já sai a licitação dos três quilômetros. Daí eu consegui mais seis [quilômetros de pavimentação asfáltica] pela Secretaria da Agricultura. Fizemos o projeto, audiência pública, fizemos tudo o que precisava ser feito. E também já consegui a licença do IAT [Instituto Água e Terra], e já estamos inserindo com a Secretaria da Agricultura”, relata Ivanor. Ele acrescenta que há outros projetos sendo pleiteados, para fazer a ligação com a comunidade de Faxinal dos Mineiros e com o município de Fernandes Pinheiro.

Na divisa com o município de Ponta Grossa, também há tratativas para fazer a pavimentação da via que passa nas proximidades do aterro sanitário – a Central de Tratamento e Valorização de Resíduos CTR Vila Velha. Em conjunto com o município de Ponta Grossa, estão sendo feitos projetos para a pavimentação tanto da ligação da área com aquela cidade, como da ligação com Teixeira Soares. Segundo Muller: “Eles já estão preparando o projeto e já tem um projeto para cá, do nosso lado também. Nós devemos, para as próximas semanas, marcar lá em Curitiba com a prefeita de Ponta Grossa, com os deputados dela e o meu, para nós ampliarmos mais 10 quilômetros para o lado de Teixeira”.

Duas motivações levam o prefeito a buscar recursos para esta obra, a melhoria da condição da estrada para o escoamento da produção agrícola, trazendo mais qualidade de vida aos agricultores e pecuaristas do município, e a possibilidade da criação de um distrito industrial nas proximidades do CTR Vila Velha, considerando a pequena distância de Ponta Grossa.

20 novas casas, creche e centro do idoso

Ivanor Muller relata que o município já foi contemplado com um conjunto habitacional e que deverá esperar a liberação de recursos para a construção de uma creche e um centro do idoso.

“Tem uma creche que está sendo liberada, hoje foram liberadas 20 casas do governo federal, que é custo zero; e temos com a Leandre [Dal Ponte] também o centro do idoso, mais de dois milhões para liberar também”, conta o prefeito.

Máquinas

A equipe técnica da prefeitura está trabalhando no preparo da documentação para a aquisição dos equipamentos rodoviários para o Parque de Máquinas de Teixeira Soares. A compra será viabilizada com recursos da Linha Amarela, cujo convênio com o governo estadual já foi assinado.

Hospital

Uma das grandes prioridades da gestão é concluir as obras do hospital. As obras chegaram a 70% de execução, mas seguem em ritmo lento. O prefeito explica que pretende dialogar com a empresa responsável e solicitar mais agilidade, pois o hospital é uma forte reivindicação popular.

“Para rescindir um contrato nesse ponto que está a obra, hoje não é vantajoso para nós. Então, a gente tem que tentar dialogar para ver se terminamos a obra, porque é uma coisa que a população pede muito”, destaca Ivanor.

Simultaneamente às negociações para o término da obra, a gestão também já solicitou à Copel a instalação de um transformador maior. Segundo o prefeito, o prazo para o atendimento é de 90 dias a 120 dias, entretanto ele pedirá celeridade.

Outras iniciativas paralelas à obra, são os recursos para a compra de mobiliário e equipamentos para que o hospital possa funcionar. Há comprometimento dos deputados Artagão Júnior e Hussein Bakri em destinar emendas parlamentares para esses equipamentos e móveis. Cada deputado deverá enviar R$ 1 milhão.

Expotexas

De acordo com o prefeito, a Expotexas está confirmada e ocorrerá no primeiro fim de semana de novembro. “Nós vamos fazer a Expotexas. Demorou um pouco até conseguir o dinheiro. Conseguimos com o governo do estado, um pouco com o governo federal. Aí não sai tanto dos cofres públicos, porque as coisas não estão fáceis”, finaliza Ivanor.  

Da Redação/Hoje Centro Sul