Prefeitura de Irati investe mais de R$ 1,5 mi em reformas de escolas e CMEIs

A Prefeitura de Irati, através da Secretaria de Educação, apresentou no último dia 08, um balanço das obras realizadas e em andamento nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município. O objetivo é oferecer ambientes mais adequados e confortáveis para alunos, professores e equipes escolares, garantindo mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem.
Ao todo, o investimento soma mais de R$ 1,5 milhão, contemplando diversas unidades com melhorias estruturais que vão desde reformas de cozinhas e banheiros até construção de salas, pintura, ampliação e substituição de coberturas.
Além da apresentação das obras, durante o evento também foi lançado o Projeto Boas Práticas Pedagógicas, que valoriza e premia professores que desenvolvem projetos inovadores nas escolas. A secretária municipal de Educação, Eliceia Halatiki Szereda destacou que a ação busca reconhecer o esforço diário dos educadores e fortalecer a gestão escolar. “Essas obras são pensando na infraestrutura para melhorar ainda mais a qualidade da educação de Irati, nós precisamos valorizar a gestão que está lá na escola fazendo um ótimo trabalho para com os nossos alunos”, aponta.
Reformas
Entre as intervenções para CMEIs estão a pintura interna e externa e a substituição de janelas e portas e piso no refeitório, além de reformas nas salas de coordenação, banheiro e cobertura na área externa no CMEI Clari Gomes Pedro; instalação de grades e solários e divisórias de vidro no CMEI Professora Sirlei Nedopetalski Brandalise; calçada, portão, pintura do piso e projeto para construção de lavanderia no CMEI Camacuã Eduardo Laars; construção de biblioteca e portas de vidro no refeitório no CMEI Leopoldina Chudek; e finalização da lavanderia no CMEI Dona Candinha. O CMEI Planalto do Futuro terá horta e projeto de cobertura e banheiro adaptado.
Nas escolas municipais, as ações variaram conforme a realidade de cada unidade. A Escola Municipal Plínio Anciuti Pessoa, por exemplo, consta com um extenso conjunto de melhorias: reforma da cozinha, banheiros e refeitório, sala de informática, adequação do padrão de energia, pintura interna e externa, pintura da quadra, lavanderia e troca de pisos. Outras unidades também receberam apontamentos técnicos: adequação do padrão de luz na Escola Francisco Vieira de Araújo; reformas gerais, cozinha, grades no refeitório e cobertura de entrada na Escola João Paulo II (com o CMEI João Paulo II finalizando cozinha e lavanderia); colocação de muro ao redor da quadra na Escola Matilde Araújo do Nascimento; portas e aquisições de computadores na Escola Olaria Filipaki; troca de pisos, pintura interna e externa, colocação de telas na quadra esportiva e mudança no sistema de gás na Escola Padre Wenceslau; troca de pisos em 11 salas e construção de duas novas salas na Escola Rosalina Cordeiro de Araújo; além de intervenções elétricas na Escola do Campo dos Colonizadores.
O plano também aponta melhorias para escolas do campo — como instalação de cisterna, manutenção de fossas e construção de alambrados e cobertura em quadras de areia na Escola Olavo Anselmo Santini, construção de parede de Drywall, projeção de construção de muro com janelas no espaço que servirá de refeitório e troca de portas para os armários na Escola Professora Antonina Fillus Panka e pequenas, mas essenciais intervenções em CMEIs e Escolas que melhoram a rotina diária: pintura piso e de solários no CMEI Pastor Abilio Alves de Araújo.
Há ainda projetos em projeção, como construção de duas salas no CMEI Madre Tereza de Calcutá, projeção de piso da quadra na Escola Ana Amaral Gruber, projeção de pintura externa e interna na Escola Mercedes Braga e melhoria no padrão de luz na Escola Tancredo Martins.
Além das obras, foi apresentado ainda lista aquisições em 2025, como uniformes, mesas de refeitório, jogos de carteiras, colchões e colchonetes, materiais de limpeza e medidas operacionais, como reorganização de linhas do transporte escolar, lançamento de cartilhas e retomada do Comitê do Transporte Escolar. No planejamento futuro constam ainda licitações para transporte, uniformes e merenda, investimentos tecnológicos, aquisição de livros e material didático para turmas de Pré I e II, a construção de um novo CMEI ao lado da Escola Vilma Bartiechen e um projeto de parceria do CMEI Alexandre Iarema com a Campo Real.
Durante o evento, diretores e professores ressaltaram que, em alguns casos, as reformas eram aguardadas há muitos anos. A cozinha da Escola João XXIII, por exemplo, nunca havia passado por reforma desde a inauguração, e agora conta com um espaço mais funcional e higiênico para o preparo da merenda escolar. “As reformas que estão sendo feitas, impactam não somente no bem-estar, mas também na qualidade da aprendizagem dos alunos. Agradeço imensamente a gestão por atenderem o nosso pedido”, destaca a diretora Josieli Golinski.
O prefeito destacou que o pacote de obras integra o planejamento da administração municipal para atender toda a rede, com previsão de novas melhorias no próximo semestre e início do próximo ano letivo. “Os investimentos em infraestrutura para as nossas escolas e CMEIs, mudam a realidade e trazem qualidade de vida para os nossos alunos. Estamos fazendo hoje o que era aguardado há muitos anos, transformando a vida das pessoas e preparando a educação de Irati para o futuro”, afirmou.
Além de ampliar a qualidade do ensino, a iniciativa movimenta a economia local, já que parte dos serviços e materiais é contratada de fornecedores da própria cidade.
Assessoria PMI

