Atletas de 32 municípios estão em Irati para a macrorregional dos Jogos da Juventude

Por Redação Hoje Centro Sul 7 min de leitura

Ao todo, são mais de 70 equipes e cerca de 1.400 atletas e dirigentes de 32 municípios participando da macrorregional de Irati, que é a maior do Paraná. Com isso, além das disputadas em diferentes modalidades, estes visitantes movimentam a cidade e garantem o aumento do faturamento do comércio local

De 14 a 17 de agosto, Irati é uma das quatro sedes no Estado da fase macrorregional dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), reunindo 71 equipes e cerca de 1.400 atletas e dirigentes de municípios das regiões de Guarapuava, Curitiba e Litoral, e Ponta Grossa. Ao todo, serão disputados 110 jogos nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, nas séries Ouro e Prata.

Das quatro macrorregionais, a de Irati é a maior. As competições acontecem em cinco locais: Ginásio Agostinho Zarpelon Júnior (Batatão), Ginásio Fortunato Colaço Vaz (Parque Aquático), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Centro de Tradições Willy Laars, que recebe o vôlei de praia com uma quadra coberta.

Atletas de 32 municípios estão em Irati para a macrorregional dos Jogos da Juventude
Foto: Divulgação

Impacto econômico no comércio local

Segundo o secretário de Esportes de Irati, Ico Ruva, o evento deve gerar reflexos positivos para diferentes setores da cidade. “Nossa expectativa é muito grande. Esses jogos trarão um impacto financeiro significativo para o município, com a visitação de atletas e dirigentes. Será um período agitado, tanto no setor de alimentação quanto no comércio em geral”, disse.

O professor Edson Pereira Andrade, chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Esporte e coordenador geral da competição, explica que a escolha de Irati levou em conta a estrutura e a experiência na realização de eventos esportivos.

“Irati é uma das cidades da 10ª Regional Esportiva com grande capacidade de praças esportivas, hotelaria e locais de alojamento. A cidade foi escolhida por essas qualidades e pela parceria de longa data com o Estado. Esse tipo de competição movimenta restaurantes, lanchonetes, postos de combustível e hotéis, fortalecendo a economia local”, afirmou Andrade.

Quem confirma a diferença expressiva no movimento é Melissa Zanlorenzi, proprietária de uma lavanderia na cidade. “Nesta época, o movimento aumenta bastante, cerca de 20% do faturamento, porque as equipes trazem os uniformes para lavar e nós conseguimos atender rapidamente, muitas vezes, de um dia para o outro. Ano passado, tivemos que otimizar o atendimento e até implantamos o autoatendimento até 22h, para suprir a demanda”.

Para Francelise Zanlorense Barbosa, proprietária de um comércio do ramo alimentício que vende esfihas e pizza, a realização de competições de grande porte em Irati representa muito mais do que aumento nas vendas — é também uma oportunidade de reforçar laços com a comunidade e com valores que a sua empresa acredita. “A vinda de grandes competições para Irati é muito positiva, pois movimenta a economia local, fortalece o turismo e dá visibilidade à cidade. Esses eventos atraem atletas, equipes e visitantes que acabam conhecendo o comércio, a gastronomia e a cultura daqui. Para nós, é uma oportunidade de receber novos clientes, mostrar nosso produto e criar boas experiências — logo esse é o nosso objetivo: ser inesquecível no sabor, na qualidade e na entrega — para quem está visitando”. Ela salienta que, no fim, todos ganham: o comércio, a população e a imagem de Irati como cidade acolhedora e preparada para receber bem.

O envolvimento de sua família com o esporte é antigo, e isso se reflete nas escolhas da empresa. “O esporte tem um valor especial para nós. Já patrocinamos o time de vôlei de Irati em competições estaduais e nacionais, e vimos como o apoio da comunidade fez o projeto ganhar visibilidade. Eu e meu marido temos ótimas lembranças de Jogos Abertos e Jogos da Juventude, e hoje, acompanhamos nossos filhos no futebol. Quando eventos esportivos chegam à cidade, percebemos um aumento no movimento e nas vendas, mas, mais do que isso, vemos a chance de apoiar algo que acreditamos: incentivar a prática esportiva e fortalecer a comunidade. É gratificante saber que nosso comércio contribui para esse ciclo positivo”, destaca Francelise.

Atletas de 32 municípios estão em Irati para a macrorregional dos Jogos da Juventude
Foto: Arquivo/Jojups

Parceria de longa data com o Estado

Neste ano, Irati já sediou, em junho, a fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), reforçando sua posição como cidade apta para receber eventos esportivos de grande porte.

O professor Edson destaca o histórico de cooperação com Irati e ressalta a estrutura da competição e o apoio recebido. “Teremos 32 municípios representados em Irati nesta data, cinco modalidades esportivas em cinco espaços esportivos, incluindo a pista de laço do CT Willy Laars que vai receber o vôlei de praia, com uma estrutura de quadra coberta fantástica. Precisamos abraçar, de uma forma muito carinhosa, o apoio de Irati, através do prefeito Emiliano Gomes. Agradecemos, em nome do governador Ratinho Júnior e do secretário de Estado do Esporte, Hélio Wirbiski, toda a equipe da Prefeitura. Este apoio que Irati vem nos dando e, agora, mais uma vez firmando parceria com o Governo do Estado e fortalecendo ainda mais o esporte regional. Tenho certeza que a cidade fará um grande evento”, comemora.

O coordenador lembrou que a contrapartida do Estado para o evento inclui premiação, material esportivo, equipes de arbitragem, transporte interno e hospedagem.

Ele ainda cita a parceria com a Educação, além dos trabalhos das equipes e Saúde. “Quatro escolas municipais e mais três estaduais servirão de alojamento para os atletas. Uma competição dessa envolve muitas pessoas para este grande evento, e tenho certeza de que Irati será a grande sede da macro”, completou ele.

Atletas de 32 municípios estão em Irati para a macrorregional dos Jogos da Juventude
Foto: Arquivo/Jojups

Atletas e dirigentes vivem expectativa

Além de Irati, municípios como Guarapuava também estarão representados. O secretário de Esportes e Recreação, Valdir Kukelcik, enfatizou o feito das equipes. “Guarapuava está indo para a macrorregional, e para nós, foi uma grande alegria este ano porque tínhamos modalidades que, desde 2002, não se classificavam para esta fase, como é o caso do basquetebol. Estamos indo com força total e o importante é mostrar nossos talentos para que façam parte das equipes adultas, aumentando o nível esportivo no município”, ele explica que esta é uma meta da atual gestão municipal: incentivar o esporte para todos.

Entre os atletas, o clima é de entusiasmo. Julia Matozo, capitã da equipe de voleibol de União da Vitória, ressaltou que é a primeira vez que o município participa desta fase, pela série Prata. “É uma conquista muito grande para a gente poder representar nossa cidade nesta etapa. E mesmo com tão pouco tempo, por mérito nosso, mas com todo o incentivo da cidade e o auxílio da nossa técnica, conseguimos organizar da melhor maneira nossa equipe. Com certeza, estamos muito bem preparadas para termos um ótimo aproveitamento nos Jojups”.

Ela acredita que, além de todo o clima de competição, quem já participou destes jogos sabe que é um momento de descontração, de conhecer lugares novos, fazer amizades, se divertir e aproveitar essa fase da vida. “A gente vai se dedicar muito para trazer este título para nossa cidade, mas sem esquecer de desfrutar o melhor que a gente pode nestes dias, tanto de preparação quanto nos nossos jogos”, destacou a atleta de União da Vitória.

Abertura oficial no Ginásio Batatão

A cerimônia oficial de abertura aconteceu na noite de quinta-feira (14), às 19h, no Ginásio Batatão, com a presença de autoridades, delegações e comunidade esportiva.

Os vencedores de cada modalidade garantem vaga na fase estadual, que será realizada em Pato Branco, de 16 a 19 de outubro. A programação completa está disponível em www.esporte.pr.gov.br/JOJUPS.

Os Jojups são uma iniciativa do Governo do Estado, realizados pela Secretaria do Esporte, com apoio das prefeituras dos municípios-sede.

Fernanda Hraber

Gostou? Compartilhe!