Unicentro inaugura biblioteca construída com recursos destinados por Sandro Alex

Por Redação 3 min de leitura

 

 

Na manhã desta segunda-feira (29), a nova Biblioteca do Campus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi inaugurada. Com três pavimentos e mais de dois mil metros quadrados de área construída, a biblioteca foi edificada com recursos da União, destinados à instituição pelo deputado federal, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Sandro Alex. O investimento foi de R$ 2.805.215,28 na obra – que teve início em 2015 e término em 2020 –, e R$ 400 mil para compra dos equipamentos necessários.

“Este é um momento muito especial para a nossa universidade, enfim temos oficialmente a nossa tão sonhada, tão esperada biblioteca, fruto da emenda parlamentar do nosso deputado federal Sandro Alex, um cidadão que sabe da importância do ensino superior para a uma sociedade, uma região e um país. Gratidão”, afirmou o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes.

A diretora do Campus de Irati, Andreia Nogueira Dias, também enfatizou a gratidão da comunidade universitária iratiense pela nova biblioteca e dirigindo-se ao deputado, frisou: “Quem investe em educação nunca estará equivocado”.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, destacou o papel da instituição de ensino superior no desenvolvimento do município. “A Unicentro foi um divisor para o desenvolvimento na cidade de Irati. Eu, que vim aqui nos anos 80 (e frequentava antes até o Seminário) e depois ver a transformação que aconteceu aqui, para mim é um orgulho muito grande”, disse o prefeito. Ele afirma que a universidade é uma “indústria sem chaminé”, que movimenta a economia local e regional.

Inauguração

Segundo o reitor Fábio Hernandes, poder realizar uma solenidade de inauguração demarca um novo tempo, depois do período de fortes restrições impostas pela pandemia.

Além de oficializar a entrega da obra de 2.200 metros quadrados para os professores e acadêmicos, o reitor acredita que o evento foi uma oportunidade para “celebrar a vida, a ciência – que tem conseguido eliminar a pandemia por meio do desenvolvimento das vacinas – e a união entre os poderes públicos federal, estadual e municipal”.

O evento ocorreu em tendas ao ar livre, dispostas na área externa da universidade, em frente ao novo prédio da biblioteca. A Banda da Polícia Militar e Coral da Copel recepcionaram o público com belas canções. 

A biblioteca

“É importante para nós que, além de estarmos inaugurando uma obra, que esta obra seja uma biblioteca”, disse a diretora do Campus de Irati, Andreia Nogueira Dias. Segundo ela, é necessário que os estudantes busquem conhecimentos nos livros, “porque é ali no livro que os conhecimentos que hoje estão na era digital, na tecnologia, surgiram”.

O deputado Sandro Alex cita o simbolismo que o prédio da biblioteca tem.  “Nos dias atuais as pessoas podem imaginar: ‘Será que é necessário uma biblioteca, se todo mundo tem um computador para fazer uma busca?’ Mas é diferente! Você tem aqui além do conhecimento, da concentração, você tem no espaço acadêmico junto aos professores a oportunidade de ter uma boa formação para vida, esse conhecimento da instituição você não encontra no Google”, enfatiza o pa

Publicado originalmente em: 29-nov-21

Fonte: Hoje Centro Sul