Quais as principais dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19 em Irati?
Denise Homiak Fernandes, enfermeira-chefe do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Irati, conta como tem sido a organização e o andamento de todo o processo de vacinação e a aceitação das pessoas quanto à vacina
Desde a última semana, está aberto em Irati o cadastro para a vacinação da população em geral contra a Covid-19. “Toda a população está ansiosa para receber a vacina, a gente espera que cheguem doses em grandes quantidades para que possamos vacinar todos os dias da semana, até em horários diferenciados, para imunizar o maior número de pessoas o quanto antes”, destaca a enfermeira-chefe do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Irati, Denise Homiak Fernandes.
Vários grupos prioritários já foram imunizados, mas ainda há muitos questionamentos sobre a vacina e a metodologia de atendimento às pessoas.
A enfermeira-chefe do setor de Epidemiologia esclarece as dúvidas mais frequentes em relação à vacinação, tentativas de “furar fila”, quantidade de pessoas vacinadas, função do cadastro on-line, tipos de vacinas e períodos de espera para a segunda dose, como proceder com as reações e a importância da imunização.
Cadastros para vacinação contra Covid-19
“O cadastro não é item obrigatório para a vacinação, mas pedimos que todos façam para sabermos de toda a população que está esperando receber a vacina”, afirma a enfermeira-chefe do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Irati, Denise Homiak Fernandes.
Os cadastros para a vacinação contra Covid-19 disponibilizados no site da Prefeitura de Irati são apenas para que as equipes do setor de saúde tenham ideia de quantas pessoas ainda faltam para serem vacinadas.
Denise explica que não é feito um retorno aos que se cadastram – nem mesmo às pessoas que se cadastraram por comorbidades – , pois a equipe não teria tempo suficiente para este trabalho, sendo assim, ele serve para controle interno de vacinação.
O cadastro também ajuda no controle das pessoas nas unidades de saúde. Em algumas unidades há um número maior de pessoas interessadas pela vacina. Por exemplo, na unidade volante do Parque Aquático. Por isso vem sendo divulgados cronogramas com datas e horários, por faixa etária, para evitar aglomerações.
Tentativas de “furar filas” são encaminhadas ao MP
A equipe de Vigilância Epidemiológica de Irati recebeu várias denúncias de tentativas de “furar fila” para receber a vacina. Segundo Denise Homiak Fernandes, tudo foi repassando ao Ministério Público (MP). “Quando recebemos denúncias dos trabalhadores de saúde, a gente tinha a documentação das pessoas comprovando que eram trabalhadores da saúde e respondemos ao MP com a documentação que as pessoas apresentaram. Já no grupo das comorbidades foi ao contrário, foi o município que encaminhou para o MP investigar”, relata a enfermeira.
Ela conta que a equipe recebeu uma receita médica dizendo que determinada pessoa tinha comorbidade, mas houve dúvida de que poderia ser falsa a comorbidade. Então foi encaminhado ao MP. “Conforme as denúncias chegam vamos dando encaminhamento”, comenta.
Vacinômetro
A população de Irati pode acompanhar o número de pessoas vacinadas e as quantidades de doses recebidas pelo site da Prefeitura de Irati. No vacinômetro são detalhados os números de vacinados por grupos priorit&aacut
Publicado originalmente em: 14-jun-21
Fonte: Hoje Centro Sul

