Edital de licitação do Estar Digital deverá ser lançado em breve em Irati

Por Redação 3 min de leitura

Implantar um sistema moderno de estacionamento rotativo é um dos objetivos da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, enquanto gestora do trânsito em Irati. A criação do Estar Digital busca melhorar a mobilidade e democratizar o uso das vagas no centro da cidade

 

Com pouco mais de 10 anos de implantação, o Estacionamento Regulamentado (Estar) de Irati passará por uma mudança significativa com o novo sistema do Estar Digital. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, o edital de licitação para contratação da empresa prestadora deste serviço está em fase final e deve ser lançado em breve. A expectativa é de que, ainda neste ano, o modelo seja disponibilizado à população.

Seguindo o padrão similar adotado por cidades, como Ponta Grossa, Guarapuava e Curitiba, o objetivo principal do Estar Digital é organizar o uso das vagas em áreas de grande movimento, como regiões centrais e comerciais, limitando o tempo que cada veículo pode permanecer estacionado.

Processo de licitação

Adriano Gura, diretor do Departamento de Trânsito de Irati (Iratran), explica como está a situação da operação de implantação. “Estamos aguardando todo o processo de organização e tramitação da documentação do edital, que é executado pelo departamento de Licitações da Prefeitura”.

Além deste documento oficial, que estabelece as regras e condições para a seleção de fornecedores em um processo de contratação pública, Gura lembra que há outros trâmites na sequência, como os prazos de contratação da prestadora do serviço e de implantação do sistema, para que o Estar Digital funcione na palma da mão dos iratienses.

A implantação deste modelo é um dos objetivos da Secretaria de Segurança Pública, enquanto gestora do trânsito no município. “A vinda do Estar Digital será de grande valia para a população. Um dos benefícios é a facilidade para o uso, pois a compra do cartão físico, como temos hoje, muitas vezes, é restrita. E, com o novo modelo, ficará simples adquirir o serviço de outras maneiras, como o pagamento por PIX, por exemplo. Além disso, a ativação automática será uma comodidade”, completa o secretário de Segurança Pública, Gadyel Koslik Jonson.

Todo este processo deve ser acompanhado pelo Conselho Comunitário de Segurança de Irati (Conseg). “As grandes cidades já estão com o Estar Digital operando. Devemos seguir junto com a tecnologia, para a melhoria na prestação dos serviços públicos, tais como sinalização, fiscalização de trânsito e educação no trânsito”, ressalta Gisleia Ferreira, que assumirá a presidência do Conselho nos próximos dias.

Estar Digital na prática

Para ter acesso ao Estar Digital, o condutor deverá baixar o Aplicativo em seu smartphone e cadastrar o veículo na plataforma. “O usuário adquire créditos e poderá estacionar na vaga destinada, demarcada com o Estar. A fiscalização será feita por um veículo equipado com câmera OCR (reconhecimento de caractere óptico) que possui o programa avançado d