Deputados celebram 10 anos da lei que criou a Campanha de Maio Amarelo no Paraná

Por Redação 3 min de leitura

“”Em 2024, seis mil pessoas perderam a vida e mais de 84 mil ficaram feridos em acidentes. Por isso a campanha é necessária e importante””, destaca o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi

A campanha Maio Amarelo de prevenção e conscientização sobre a importância de se reduzir acidentes de trânsito está completando dez anos e para marcar a data, a Assembleia Legislativa do Paraná promoveu uma sessão solene, na noite de terça-feira (06).

A solenidade, organizada pelo Hussein Bakri, teve como objetivo abrir as ações do Maio Amarelo 2025 e homenagear os profissionais de trânsito do Estado, personagens fundamentais para salvar vidas e garantir a segurança das nossas ruas e estradas. “O Maio Amarelo já está enraizado no Paraná e tem sido uma ferramenta fundamental para que tenhamos um trânsito mais seguro no Estado. Desde que a nossa lei (nº 18.624/2015) criou a campanha em nível estadual, evoluímos muito na conscientização dos motoristas, mas a batalha tem de ser contínua”, afirmou Bakri.

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Segundo o deputado, conscientizar os motoristas sobre as suas ações é uma tarefa árdua, mas extremamente necessária. “Basta ver as estatísticas que apontam falhas humanas como responsáveis por cerca de 90% das mortes no trânsito. É claro que investimentos e melhorias nas ruas e estradas são importantíssimos, mas orientação e educação ainda são o melhor caminho. E é isso que o Maio Amarelo tem buscado fazer ao longo de uma década com ações preventivas,”, afirmou.

Para o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi, o Maio Amarelo é uma lei importante que fortalece a prevenção e a conscientização das pessoas em relação aos acidentes de trânsito. “Ela foi criada há dez anos com o propósito de conscientizar e salvar vidas no trânsito e os números ainda assustam e preocupam. Em 2024, seis mil pessoas perderam a vida e mais de 84 mil ficaram feridos em acidentes. Por isso a campanha é necessária e importante”, ressaltou o presidente.  

Importância do debate

O chefe da Casa Civil do Paraná e diretor-presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran), João Carlos Ortega, frisou a relevância do evento, da lei e de campanhas como a do Maio Amarelo. “Essa lei é muito importante porque ela vem somar a esse trabalho que a gente faz no Governo do Estado, com o Cetran, o Detran, as organizações de trânsito e a sociedade civil organizada. Essa campanha é para salvar vidas, evitar sequelas, lesões e cuidar do povo do Paraná”, disse ao pontuar que o “Paraná é um estado que avança em todas as áreas e cuidar do trânsito também faz parte deste avanço”.

Já o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, comentou a necessidade da mobilização para evitar acidentes. “O Maio Amarelo é um movimento que atrai o debate, a discussão sobre a segurança no trânsito e envolve todos os setores, a sociedade, o setor produtivo, a administração pública, para que tragam em conjunto uma sinergia de esforço, tragam soluções de maior segurança para a população”.

Ele também falou sobre o lançamento da consulta pública ao Plano Estadual de Segur

Gostou? Compartilhe!