Copel aumenta recursos para manutenção e investe R$ 27 milhões no sistema de Toledo

Por Redação 3 min de leitura

A Copel e a Prefeitura de Toledo promoveram, nesta quinta-feira (08), um encontro com as classes produtivas e a população para apresentar soluções às demandas relativas aos serviços de energia elétrica no município.

A diretora de Operação e Manutenção da Copel, engenheira Karine Matsunaga Lopes Torres, destacou que a empresa está investindo cerca de R$ 27 milhões para obras de reforço e modernização do sistema elétrico de Toledo, que é um polo da agroindústria na região oeste paranaense. Os investimentos incluem melhorias nas redes de média tensão e em equipamentos de automação, com o objetivo de aumentar a confiabilidade do serviço prestado à população.

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

O evento teve a participação do prefeito Mario Cezar Costenaro, das secretarias municipais de Turismo e Desenvolvimento, Infraestrutura, Planejamento e Meio Ambiente além de vereadores e empresários locais e da Associação Comercial e Industrial de Toledo. “Agradeço a participação de representantes de diversos setores no fórum para um dia de trabalho com o objetivo de pontuar alguns caminhos para resolver questões importantes para a comunidade e o setor produtivo locais”, disse o prefeito.

A vegetação nas áreas urbana e rural, o crescimento exponencial da geração solar na região e a qualidade do fornecimento de energia foram alguns dos temas debatidos. A Copel apresentou dados que demonstram a evolução positiva dos investimentos já realizados em anos recentes. Houve perguntas sobre as “piscadas” que ocorrem eventualmente. O corpo técnico da Copel explicou que estas faltas momentâneas de energia são reflexo de manobras feitas na rede elétrica para evitar desligamentos mais prolongados.

O fórum foi organizado para que os representantes dos setores comercial, industrial e agropecuário expusessem suas demandas, detalhando as principais necessidades ligadas à infraestrutura elétrica para o desenvolvimento das atividades econômicas no município. A seguir, o corpo técnico e de direção da Copel trouxe uma análise das causas mais frequentes de desligamentos de energia no município e, sobretudo, quais as ações que estão sendo tomadas para reduzir a ocorrência de falta de luz.

A diretora da Copel ressaltou que os eventos climáticos severos têm tido um aumento expressivo na região, o que gera um desafio ainda maior para a atuação da companhia. Diante desta realidade, os recursos destinados à manutenção da rede em Toledo têm recebido acréscimo: foram 27% maiores em 2024, na comparação com o ano anterior. Outro avanço importante ocorreu na manutenção da vegetação próxima à rede elétrica, que registrou um incremento de 112% no orçamento.

“Nós agradecemos a oportunidade de poder trazer informações técnicas porque a região Oeste do Paraná possui um índice de desenvolvimento elevado. Nossa qualidade tem evoluído para acompanhar este crescimento e estamos dispostos a propor melhorias, porque a gente sa

Gostou? Compartilhe!