Municípios do Paraná buscam cada vez mais inserção no Mapa do Turismo Brasileiro

Por Redação 3 min de leitura

Douradina, na região Noroeste do Paraná, passou a compor o Mapa do Turismo Brasileiro, que reúne municípios que adotam a atividade turística como estratégia de desenvolvimento e prioridade em seus planos de trabalho, realizando investimentos e ações para a promoção do setor. A certificação do Ministério do Turismo a Douradina foi emitido na última semana.

Com isso, o Paraná passa a contar com 161 municípios no mapa e tem cada vez mais locais se qualificando. O que, segundo o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, é uma prova de que o turismo estadual cresce em vários aspectos. “Estar no Mapa do Turismo Brasileiro significa estar alinhado com os princípios da Política Nacional de Turismo, habilitando nossos municípios para a captação de recursos federais, tão importantes para o desenvolvimento dos territórios”, afirma.

Douradina entrou no mapa na categoria “oferta turística complementar”, uma vez que o território está próximo de áreas importantes e de destaque para a região, complementando a oferta com sua gastronomia local, natureza e opções de turismo rural, onde é possível conhecer mais da cultural local. Por exemplo, o município está a aproximadamente 50 km de Porto Camargo, em Icaraíma, que conta com diversas ofertas de turismo náutico e atividades nas águas do Rio Paraná.

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

“Compartilho esse feito histórico, essa conquista para o nosso município, que agora faz parte da Agência de Desenvolvimento Regional e está no Mapa do Turismo Brasileiro. Com isso, podemos receber mais investimentos e aprimorar esse segmento tão importante para o Paraná e para o Brasil. Estamos comemorando a certificação do Ministério do Turismo”, diz o prefeito de Douradina, Oberdan de Oliveira.

Estar no mapa representa um avanço em âmbito local, estadual e nacional, uma vez que os territórios das Agências de Desenvolvimento Regional fazem parte de uma grande rede destinada à identificação do desempenho local. Para entrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos em âmbitos nacional e estadual. Um deles é possuir um órgão local que seja responsável pelo setor turístico e um orçamento definido para investimentos.

Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – sistema do Ministério do Turismo que regulamenta o setor. Os municípios interessados podem realizar os primeiros passos para ingressar no mapa clicando AQUI.

Atualização 

A iniciativa federal passou por uma atualização recente, por meio do novo Plano Nacional do Turismo (PNT), da