Sanepar impulsiona geração de emprego e renda em todo o Paraná
Presente em 345 municípios do Estado, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é hoje uma das principais geradoras de empregos no Estado. Com um quadro de 6.047 empregados próprios e 7.219 terceirizados, a empresa movimenta a economia e cria oportunidades de trabalho em diversas regiões, tanto em grandes centros urbanos quanto em pequenas cidades do interior. Em abril, homologou um concurso público com a possibilidade de contratação imediata para mais de 100 pessoas que atuam em diversas áreas, do ensino médio ao superior.
Mais do que números, esses profissionais representam a diversidade de funções que compõem o trabalho da Sanepar. Estão desde operários da construção civil e engenheiros, que atuam em tarefas técnicas e temporárias, até psicólogos, biólogos, químicos, agentes administrativos, economistas, técnicos em saneamento e atendentes ao público que trabalham diretamente na Companhia. Em comum, todos têm o compromisso de garantir serviços de saneamento que promovem saúde, qualidade de vida e bem-estar para a população paranaense.
“A Sanepar mantém um programa de eficiência operacional e um plano robusto de investimentos, contribuindo para a economia em todas as regiões do Estado e gerando emprego e renda nos municípios. Além disso, a valorização de nosso quadro de pessoal ocorre por meio de iniciativas constantes que promovem a aproximação e transparência no relacionamento com todos os empregados”, afirma o diretor-presidente Wilson Bley.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Além dos serviços de rotina, a Companhia está com mais de 600 obras em andamento em diferentes regiões do Estado, e até 2.028 estão previstos mais de 2.300 novos empreendimentos. Essas frentes de trabalho geram postos temporários e aquecem o setor da construção civil, com a contratação de pedreiros, operadores de máquinas, técnicos e outros profissionais. Uma pesquisa divulgada pelo Ipardes demonstrou que a Sanepar gerou cerca de 78 mil empregos em 2023, aumentando o PIB paranaense em R$ 5,75 bilhões.
A família de Cesar Rodrigues Soares é um exemplo. Especialista em montagem e solda, o venezuelano trabalhou ao lado de quatro filhos na construção de um reservatório de água tratada em Rolândia, no Norte do Estado, no ano passado. Anteriormente, ele havia trabalhado em obras da Sanepar em Curitiba e Pinhais.
Há dois anos morando no Brasil, Cesar e a esposa agora vão se fixar no Paraná. “Viemos fazer a montagem de tanque, num período de 28 a 30 dias para fazer um trabalho para o consumo de água para o povo. E agora, vamos comprar uma casa aqui em Rolândia”, diz.
O impacto da Sanepar vai além dos empregos diretos. A empresa também contribui para a renda de milhares de famílias por meio de contratos com prestadoras de serviços, pequenas e médias empresas locais que encontram na Companhia uma parceira estratégica. A oportunidade do primeiro emprego para Kauana Gunzel, de 23 anos, veio por meio da contratação terceirizada no atendimento ao público de Foz do Iguaçu, no Oeste.
Ela lembra que no fim da pandemia estava na