Referência, Cidade do Idoso de Irati transforma vidas e foi visitada por membros do BID
A Cidade do Idoso de Irati é referência no Paraná e recebeu a visita de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no último dia 21. Através da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, o BID pretende estabelecer um termo de cooperação técnica com o Paraná para criar uma rede de atenção à pessoa idosa, que também beneficiará Irati
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Cerca de 1,9 milhões de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Paraná, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). São pessoas como Dirceia Maria Carneiro, 67 anos, e Adélia Lazarine, 68 anos. Aposentadas, ambas encontraram no Complexo Social Cidade do Idoso de Irati motivação para aprender, cuidar da saúde, fazer amigos e manter a qualidade de vida.
“Às vezes, na nossa idade, a gente fica meio depressivo. Você vem aqui e volta pra casa renovada, sabe?”, relata Dirceia. Ela conta que trabalhou durante 25 anos e sentiu o impacto de ficar em casa ao se aposentar. Então, logo que tiveram início as atividades na Cidade do Idoso, em abril de 2024, ela começou a participar. Na opinião dela, o melhor são as atividades físicas. “Eu gosto do exercício. Não gosto muito de bingo, mas venho. E daí, as outras atividades, já vai começar a yoga. Eu adoro yoga”, comenta.
Já Adélia Lazarine destaca a oportunidade de aprender, de conhecer melhor seus diretos ao participar da Cidade do Idoso. Questionada sobre o que mudou em sua vida, ela afirma: “Comecei a viver melhor, comecei a viver pra mim, aprender as coisas melhor, os direitos da gente, e isso me fez tão bem! Cada vez que eu venho aqui, eu venho feliz, mas volto mais feliz pra casa”. Aposentada há 12 anos, Adélia enfatiza que fez muitas amizades e que gosta de compartilhar experiências com as demais participantes. “Tenho minhas colegas por aí bastante, tem do meu bairro, tem do outro bairro, que a gente vem junto no ônibus, volta junto, conversa, partilha as coisas, é maravilhoso. Coisas que a gente não sabia antigamente, há uns anos, hoje a gente aprendeu muito”, conta.
O Complexo Social Cidade do Idoso de Irati, que funciona junto ao CT Willy Laars, oferece atividades de segunda a sexta-feira. Dentre elas, oficina de movimentos corporais, aula de pilates, oficina de promoção à saúde e estética, bingos, bailes, atendimento jurídico, Yoga, teatro, dentre outras ações. Algumas destas iniciativas são realizadas com o apoio de voluntários ou através de parcerias com as faculdades da cidade.
Responsável pela coordenação do Complexo, Maria do Rocio da Silva Rosa, comenta que o número de idosos que participa das atividades varia bastante conforme o dia e as oficinas disponibilizadas. São entre 80 e 150 idosos, segundo ela.
Sobre a piscina do local, Maria do Rocio, explica que serão feitas adaptações, antes do início do uso pelos idosos. “Nós temos que adequar a parte da escada. Então foi conversado com o pessoal da engenharia e vai ser adaptado uma forma, porque tem idosos que têm dificuldade para descer a escada. Pretendem