Prefeitura de Irati e Emater promovem capacitação para produtores de Leite

Por Redação 2 min de leitura

A Prefeitura de Irati e a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) realizou na última quinta-feira (14), na propriedade da família Haagsma, na Linha C de Gonçalves Júnior, um evento relacionado às regras que envolvem produção, coleta, armazenamento, beneficiamento e transformação do leite cru refrigerado, por parte dos pecuaristas e indústria, visando principalmente a qualidade do leite. Especificamente, sobre as Instruções Normativas 76 e 77, cujas orientações foram apresentadas pelo médico veterinário Maurício de Souza, da Emater de Irati.

Segundo ele, produtores que mantenham protocolos de sanidade e alimentação dos animais, de manejo da ordenha, de limpeza e higienização das instalações e dos equipamentos garantem padrões superiores de composição e qualidade do leite e também têm vantagens importantes nos processos de produção e comercialização do leite.

Representantes da empresa Agrojen, sediada em Castro, falaram sobre procedimentos de limpeza dos equipamentos de ordenha.

Ainda durante o evento, a médica veterinária Cristina Bittencourt, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), apresentou informações sobre o tema “Paraná livre de Febre Aftosa sem vacinação”.

A capacitação envolvendo os pecuaristas é parte do Projeto Leite Competitivo Sul Cantu, desenvolvido em parceria entre Prefeitura de Irati e Emater.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações PMI

Fotos: Assessoria PMI

 

Publicado originalmente em: 20-nov-19

Fonte: Hoje Centro Sul