Prefeitos da região informam que, ainda este ano, Polícia Científica deverá funcionar em Irati

Por Redação 3 min de leitura

Um Posto da Polícia Científica (que antigamente era conhecido como IML) deverá começar a funcionar em Irati a partir do segundo semestre, em um imóvel alugado pela Amcespar.  Simultaneamente, está prevista a construção da sede da Unidade da Polícia Científica de Irati, com recursos estaduais, para atender todos os municípios da Amcespar e outras cidades próximas, como São Mateus do Sul

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Na manhã de quinta-feira (20), ocorreu a 1º reunião ordinária da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), na sede da entidade, comandada pelo presidente, prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski. Vários temas foram discutidos durante o evento, que teve a participação dos prefeitos de Irati, Emiliano Gomes; de Inácio Martins, Edmundo Vier; de Fernandes Pinheiro, Oziel Neivert; de Teixeira Soares, Ivanor Muller; de Rebouças Laercio Cipriano; de Prudentópolis, Adelmo Koslowisk; de Imbituva, Bertoldo Rover; e de Guamiranga, Marcelo Leite. Também estiveram presentes o vice-prefeito de São Mateus do Sul, Adão Staniszewski; e o vice-prefeito de Palmas Edson Luiz Ferreira Kemes. Um dos principais temas da reunião foi o andamento do projeto de implementação de uma unidade da Polícia Científica em Irati e do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

O presidente da Amcespar apresentou aos demais prefeitos uma explanação em áudio do diretor operacional da Polícia Científica do Paraná, Ciro José Cardoso Pimenta, sobre o projeto da unidade.

“Nós iniciamos o ano de 2025 retomando as tratativas junto à Amcespar e à Prefeitura de Irati para a abertura de uma unidade da Polícia Científica no município. O planejamento da Polícia Científica é realizar a abertura dessa unidade que a princípio, atenderá 12 municípios. Podemos posteriormente rever essa questão com base na logística operacional e na demanda. Faz parte do nosso planejamento uma unidade básica, que oferecerá serviços de medicina legal e criminalística”, informou Ciro.

Competirá ao Governo do Estado, o custeio da elaboração do projeto arquitetônico e de engenharia da unidade da Polícia Científica de Irati e também os recursos para a execução da obra. “A construção dessa unidade está sendo desenvolvida a partir de um projeto padrão junto ao Paraná Projetos, um órgão da Secretaria de Planejamento. Existe uma previsão de entrega desse projeto ainda no primeiro semestre de 2025 para a Polícia Científica. Esse modelo será utilizado para implantação em municípios onde ocorrerá essa ampliação. Estamos em tratativas para a doação de um terreno para o Estado. Assim que tivermos o terreno efetivado, implantaremos o projeto e iniciaremos as tratativas para a construção”, afirmou o diretor operacional da Polícia Científica do Paraná.

O terreno onde a unidade será edificada deverá ser doado pelo Município de Irati ao Estado. O prefeito Emiliano Gomes explicou os procedimentos necessári

Gostou? Compartilhe!