Municípios pagam para a Santa Casa de Irati atender pacientes que tiverem intercorrências após Quimioterapia

Por Redação 3 min de leitura

Um Termo de Parceria entre a Santa Casa de Irati e o Hospital Erasto Gaertner foi assinado para formalizar os detalhes dos encaminhamentos dos pacientes oncológicos. O pagamento dos serviços médicos prestados aos pacientes na Santa Casa, após Quimioterapia ou Radioterapia, é feito pelos Municípios, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS Amcespar).  O valor unitário fixo é de R$ 1.131,00 por paciente atendido

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Um Termo de Parceria entre a Santa Casa de Irati e o Hospital Erasto Gaertner para atendimento aos pacientes oncológicos de Irati e região foi assinado na segunda-feira, dia 10 de fevereiro.  Antes da assinatura do documento, o provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto, e o diretor executivo administrativo do Erasto Gaertner, Fernado César de Oliveira, estiveram reunidos na Santa Casa de Irati, na manhã do dia 06 de fevereiro, para estabelecer os detalhes finais da parceria e concederam uma entrevista sobre o tema.

O atendimento aos pacientes da região Centro Sul em tratamento do câncer que tiverem intercorrências depois das sessões de Quimioterapia ou de Radioterapia pode ser realizado na Santa Casa de Irati, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS Amcespar). E o que isso significa? Que os municípios destinam recursos ao Consórcio de Saúde para pagar os atendimentos a pacientes oncológicos que a Santa Casa realizar.  Para isso, neste ano, a Santa Casa se credenciou no Chamamento Público 001/2025, realizado pelo CIS/Amcespar – que define os valores a serem pagos – e firmou o Termo de Parceria com o Hospital Erasto Gaertner.

O objetivo, conforme consta no Termo de Parceria, é “garantir o atendimento especializado e de qualidade aos pacientes oncológicos residentes em Irati e região, visando a melhoria dos serviços de saúde prestados a essa parcela da população”.

“O Erasto encaminhando para nós, faremos o atendimento e, se não tivermos a condição de resolutividade aqui, a gente encaminha para o Erasto em Curitiba”, explica o provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto.

O diretor executivo administrativo do Erasto Gaertner cita como a parceria beneficia os pacientes de Irati e região. “Então, qualquer intercorrência que o paciente passe, que a Santa Casa possa nos dar suporte e ser retaguarda para dar o atendimento necessário a esses pacientes”, explica Fernado César de Oliveira. E ele acrescenta: “É um Chamamento Público que nós fizemos junto ao Consórcio, que está visibilizando isso e regularizando também”.

A diretora técnica e administrativa do CIS Amcespar, Angela Cardoso, esclarece que os serviços citados pelo Termo de Parceria são um dos itens credenciados via Consórcio de Saúde que existe já há vários anos. “Isso era um condicionante para ter o braço do Erasto aqui [em Irati] na época”, destaca Ângela.

Atendimento na Santa Casa  

Ao participar do Chamamento Público 001/2025 do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS Amcespar), a Santa Casa de Irati se credenciou para prestar os serviços do Lote 5 do edital, qu

Gostou? Compartilhe!