A magia do Natal sob o olhar das crianças e a nostalgia de quem carrega memórias de uma vida inteira e já celebrou a data por muitas vezes

Por Redação 3 min de leitura

Entre o brilho nos olhos de quem está descobrindo o mundo e a sabedoria daqueles que carregam uma vida de histórias, o Natal revela diferentes sensações. Se para as crianças a data é sinônimo de presentes e sonhos, para os idosos é um convite à lembrança das festas passadas e às conquistas de uma jornada bem vivida. Alunos da escola municipal Mercedes Braga e da Escola Sementinha, e um acolhido do Asilo Santa Rita, de Irati, contam como veem o Natal em diferentes perspectivas

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

O Natal traz diferentes significados conforme cada etapa da vida. Para as crianças, é um momento de magia, esperança e expectativa, enquanto para aqueles que já viveram muitos natais, é tempo de recordações, tradições e reflexões. Alunos de escolas de Irati e o senhor Ariel Kintópe, de 73 anos, acolhido do Asilo Santa Rita, contam como veem e comemoram o Natal.

O Natal pela perspectiva infantil

Para as crianças, o Natal é sinônimo de alegria, reunião em família e, claro, presentes. Heloísa Vitória Ribeiro de Souza, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Mercedes Braga, de Irati resume o que a data representa para ela: “O Natal para mim significa o nascimento de Jesus, pois ele salvou o mundo. Eu também gosto da família reunida e dos presentes”. E é ela quem monta a árvore de Natal: “Na casa da minha avó, eu que monto a árvore de Natal. Eu começo com as bolinhas até formar a árvore e começo a decorar até ficar bem bonita”, conta.

Heloísa diz que seu passatempo favorito no Natal é jogar ‘Stop’ com a família e expressa o seu desejo para esse Natal. “Se eu pudesse pedir qualquer coisa de Natal, seriam miniaturas ou livros de matemática, porque eu gosto da matéria. E coisas não-materiais, eu pediria toda a família reunida neste Natal”. Ela brinca que a única coisa que a deixa triste é quando seus avós brigam.

Para Ketelin Chaiane Martins Mota, de 8 anos, aluna da mesma escola que Heloísa, o Natal é uma época especial, que a faz feliz. “Para mim, o Natal significa o nascimento de Jesus e a chegada do Papai Noel. Eu fico muito feliz por poder brincar com meus primos, mas às vezes a gente briga. Mas eu fico mais feliz por causa da comida do Natal, meus tios assam bastante carne”, lembra.

Apesar de amar os doces e as brincadeiras com os primos, ela admite que não gosta de uma parte: “A bagunça sempre sobra para mim”, conta. Já sobre a decoração de Natal, o que ela mais gosta é pendurar os pisca-piscas pela casa.

Para Bryan Vieira Gerônimo, de 11 anos, que também estuda na Escola Mercedes Braga, o Natal significa a vinda do Papai Noel. Ele diz que o que mais gosta da data são os presentes e compartilha sua lembrança favorita: “Eu tinha o sonho de ter uma bicicleta, pedi ao Papai Noel e ele entregou na minha casa. Brinquei muito com ela”, conta. Para ele, o Natal é também uma época de viagens e momentos de diversão com sua irmã. Ele conta com um sorriso no rosto que gosta também de decorar a árvore de Natal com bolinhas e presentinhos.

Bernardo Buen

Gostou? Compartilhe!